Agora

Colatina receberá doses da Pfizer. Veja a lista completa dos municípios contemplados

A Secretaria de Estado da Saúde definiu que as doses da vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech serão distribuídas para Colatina e mais 13 ‘cidades pólos’ do Espírito Santo. Anteriormente, apenas Vitória recebia doses do imunizante, que exigia armazenamento específico. Por enquanto, a vacina Pfizer/BioNTech será utilizada para imunizar gestantes e puérperas com ou sem […]

Por ES Fala
· 2 min de leitura Atualizado · Sem comentários
Colatina receberá doses da Pfizer. Veja a lista completa dos municípios contemplados

A Secretaria de Estado da Saúde definiu que as doses da vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech serão distribuídas para Colatina e mais 13 ‘cidades pólos’ do Espírito Santo. Anteriormente, apenas Vitória recebia doses do imunizante, que exigia armazenamento específico. 

Por enquanto, a vacina Pfizer/BioNTech será utilizada para imunizar gestantes e puérperas com ou sem comorbidades. A vacinação desse grupo com doses da AstraZeneca (Oxford/Fiocruz), segue suspensa no Espírito Santo.

Na Região Metropolitana, além da Capital, os municípios de Cariacica, Serra, Viana, Vila Velha e Guarapari, também passarão a receber a vacina da Pfizer. 

Na Região Norte, as cidades escolhidas são Colatina, Aracruz, Linhares e São Mateus. 

Já na Região Serrana, apenas Santa Teresa receberá doses do imunizante. 

No Caparaó, a cidade de Guaçuí também contará com a Pfizer. 

No Sul do Estado, os municípios de Cachoeiro de Itapemirim e Venda Nova do Imigrante foram selecionados. 

De acordo com a Sesa, a gestão municipal será responsável por articular e organizar a vacinação com as ‘cidades polos’, mas orientou que sejam adotadas estratégias mistas, com a participação de equipes volantes nos municípios dos demais territórios ou levando as gestantes e puérperas aos pontos de vacinação das cidades definidas.

De acordo com orientações do Programa Nacional de Imunizações, as doses da Pfizer devem ser armazenadas por, no máximo, cinco dias à temperatura de +2°C a +8°C; ou até 14 dias à temperatura de -25°C à -15°C; ou durante toda a validade, que é de seis meses, em freezer de ultrabaixa temperatura à -80°C à-60°C.

Vacinação de gestantes e puérperas

O Espírito Santo continuará a suspensão de vacinação às gestantes e puérperas com doses da Covishield (Oxford/Fiocruz), também conhecida como AstraZeneca. Grávidas e puérperas com ou sem comorbidades passarão a receber doses da vacina Pfizer/BioNTech. 

A Secretaria da Saúde ainda aguarda orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e informações oficiais do Ministério da Saúde para definir como será a aplicação da segunda dose das gestantes que já receberam a vacina AstraZeneca/Fiocruz. 

Confira as cidades polos:

Aracruz

Cachoeiro De Itapemirim

Cariacica

Colatina

Guaçuí

Guarapari

Linhares

Santa Teresa

São Mateus

Serra

Venda Nova do Imigrante

Viana

Vila Velha

Vitória 

Compartilhe esta notícia

Sem comentários

Deixe seu comentário

Os comentários passam por moderação antes de aparecer.

Mais em Saúde

As notícias da semana no seu e-mail

Todo fim de semana, o resumo do que mais importou em Colatina, no Noroeste e no Espírito Santo. Grátis, e dá para sair quando quiser.