Governo do Estado quer vacinar população fora do grupo prioritário; expectativa é atender pessoas de 55 a 59 anos

A expectativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é de que o Espírito Santo receba até 600 mil doses de imunizantes contra a covid-19 no mês de junho. O número pode ser alcançado com o retorno da produção por parte da Fiocruz e do Butantan, além da chegada de novas doses da Pfizer e a possibilidade de aprovação de outras vacinas. 

Se concretizada a chegada da quantidade, novos grupos etários podem ser incluídos na campanha de vacinação. Mas isso também vai depender da aprovação do Ministério da Saúde. 

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, uma proposta discutida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) pode iniciar a vacinação da população levando em conta o critério por idade, reservando uma porcentagem para a continuidade dos grupos prioritários.

“O Conselho propõe que se consolide uma atualização do cronograma para conciliar execução da vacinação somente pelo critério de idade, onde 70 a 80% das doses possam ser destinadas em faixas etárias, a uma vacinação aberta. Seria algo como de 55 a 59 anos, depois de 50 a 54 anos e, assim, sucessivamente, descendo nos ciclos etários, de maneira a alcançar a vacinação sem burocracia e com agilidade”, afirmou.

Vacinação

As informações foram repassadas em coletiva de imprensa, realizada nesta sexta-feira (21), por Nésio Fernandes, e pelo subsecretário em Vigilância de Saúde, Luiz Carlos Reblin. 

De acordo com Reblin, todos os municípios já foram avisados para que se preparem para atender as demandas da vacinação para o próximo mês. 

“Temos a expectativa para junho da chegada entre 500 mil e 600 mil doses. Será um mês de muita vacinação. Houve reunião com os secretários municipais e já estão todos cientes que se preparem para a imunização em todo o estado do Espírito Santo”, afirmou.

Segundo Nésio Fernandes, os municípios já estão preparando novas estratégias para a aplicação das doses, levando em consideração a disponibilidade de horário de trabalhadores.

“Temos a expectativa de que a proposta da imunização da população aberta, pelo critério de idade seja aprovada, e dessa maneira, estratégias para que a classe trabalhadora possa receber a imunização nos períodos noturnos e aos finais de semana devem ser reforçadas pelos municípios. A orientação foi dada aos secretários municipais para que os trabalhadores que estão em atividade econômica ativa possam ter acesso facilitado e receber a imunização rápida, com estratégias complementares”, disse.

O secretário afirmou, ainda, que se houver a aprovação, três tipos de imunização vão ocorrer ao mesmo tempo: do grupo de comorbidades, a vacinação aberta por idade e aplicação da D2 naqueles que receberam a Astrazeneca há três meses.

Com a possibilidade de distribuição de mais doses das vacinas da Pfizer em junho, 100% dos municípios deverão estar preparados para receber as doses e aplicá-las na população. A fabricante exige que as doses sejam armazenadas em uma temperatura abaixo dos outros laboratórios. Atualmente, apenas 14 cidades recebem o imunizante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido