Governo do Estado avalia retomar aulas presenciais da educação infantil ao nível superior ainda em junho

O governo estadual está avaliando se libera ainda em junho o retorno das aulas presenciais para todos os níveis educacionais (da educação infantil ao nível superior), independentemente da classificação das cidades no mapa de risco de transmissão para covid-19. 

O estudo foi revelado pela secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro, que participa das definições do Centro Integrado de Comando e Controle de Enfrentamento à Pandemia, durante entrevista a uma emissora de rádio na manhã desta segunda-feira (31).

“Estamos estudando um modelo de retorno para todos os níveis educacionais, ouvindo médicos e autoridades sanitárias, além do Ministério Público Estadual e todo segmento que trabalha na Educação. Seria um retorno com ocupação de 50% dos espaços das salas de aula”, apontou.

Máscaras e vacinação

De acordo com Lenise, alguns fatores podem contribuir para que a retomada das aulas nas escolas seja ampliada para os ensinos médio e superior. Atualmente, ela está liberada em municípios classificados em risco alto, para as turmas da Educação Infantil e estudantes do Ensino Fundamental (apenas do primeiro ao quinto ano).

Ela apontou como uma condicionante para esta ampliação o avanço da vacinação entre os professores. “O magistério já está recebendo a vacina em massa e, portanto, temos condições de mais segurança nesta convivência com o uso permanente de máscaras”, explicou. 

A secretária avaliou que, nas escolas, o controle das regras sanitárias seria mais efetivo em ser feito. 

“Em ambientes onde não há consumo de alimentos é possível fazer um distanciamento físico entre as pessoas, mas também com o uso de máscara e sempre disponibilizando meios de higiene das mãos e das superfícies. Nestes espaços da educação estão sendo discutidas as possibilidades desse retorno”, frisou.

ESFALA/Informação Folha Vitória.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido