Médica colatinense referência em Covid é escolhida a personalidade do ano e ganha prêmio nacional

Uma das referências sobre o coronavírus no Brasil, a médica colatinense e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Margareth Maria Pretti Dalcolmo, de 66 anos, foi escolhida a personalidade do ano de 2020 no prêmio “Faz Diferença”, realizado pelo jornal O Globo.

Desde do início da pandemia, a colatinense, que é uma das pneumologistas mais experientes do país e referência no tratamento de doenças respiratórias no país, vem realizando diversas participações em programas de TV, e na imprensa em geral, trazendo esclarecimentos e alertas sobre a Covid-19.

Como médica e pesquisadora da Fiocruz, Dalcolmo foi uma das primeiras vacinadas contra a Covid-19 no Brasil, ainda em janeiro. No ano passado, ela chegou a contrair o coronavírus e ficou em isolamento por 17 dias.


A médica colatinense Margareth Dalcolmo com o colega de profissão Drauzio Varella

CIENTISTA FALA SOBRE A SUA ATUAÇÃO NA PANDEMIA

“Os primeiros pacientes que eu tratei tinham ido a desfiles de escolas de samba, e logo ficou claro que a gente estava lidando com uma doença com grande capacidade de transmissão. Rapidamente aprendemos que a Covid-19 era uma doença sistémica”, afirma. 

2 respostas

  1. Externo aqui a minha grande admiração pela resiliência, dedicação e comprometimento desses profissionais de saúde que se entregarem a todos esforços e sacrifícios, renunciando até à sua família, seus afazeres pessoais, lazer e até mesmo sua própria integridade física, para se empenharem a favor da guerra médica contra a pandemia do Covid 19, resgatando vidas das garras da doença e buscando no seu conhecimento e na ciência, a medicação eficiente e adequada para aniquilar esse flagelo que se espargiu sobre a humanidade e tanta destruição produziu em todos os segmentos da vida social no planeta.
    Parabéns Dra. Margareth, parabéns a você, enfermeira, a você médico, aos virologistas, infectologistas e todos aqueles que se empenharam no combate à essa endemia epidêmica.

  2. Parabéns Dra Margareth pelo seu trabalho no combate ao COVID 19. Sou médico intensivista aqui de Colatina, seu conterrâneo. Gostaria de perguntar, sobre o que nos espera mais adiante, em relação à pandemia. Na sua opinião, haverá necessidade de vacinação anual? Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido