Economista que atua em Colatina alerta a aposentados que empréstimos longos não compensam

Agências bancárias e empresas especializadas na concessão de crédito consignado estão reforçando a abordagem junto aos servidores públicos e aposentados com novas condições de empréstimo. A grande novidade é a possibilidade de negociar prazo de até 120 dias para começar a pagar, além de poder comprometer até 35% da renda mensal com o pagamento das parcelas. 

Também houve aumento do prazo do financiamento que, no caso dos aposentados, agora pode chegar a 84 meses. Parece tentador, principalmente para quem está precisando de dinheiro rápido, mas antes de aceitar as condições do empréstimo é necessário refletir bastante para tomar a decisão correta.

O economista e consultor empresarial Sebastião Demuner, que possui escritório na rua Artur Manzini, no bairro Santa Mônica, fez uma reflexão importante sobre o assunto. Ele defende a liberdade de escolha do contratante, mas alerta para o risco dos financiamentos muito longos. ” O recomendado é não fazer e, ao fazer, somente em caso de doença. Fato é que os aposentados estão sendo assediados até mesmo por membros da família, como os filhos e os netos, para que façam empréstimos. Depois, eles, os aposentados, é quem ficarão pagando parcelas de crédito pessoal pelo resto da vida”, explicou Demuner. 

Ele aconselha os aposentados a fazerem financiamentos mais curtos e que possibilitem taxas de juros mais em conta. “Em, no máximo, seis meses, o que daria para organizar sua vida financeira”, finalizou. 

Falando em juros, o assunto tem preocupado muita gente diante da tendência de alta das taxas sem estabilização em curto prazo. Segundo Demuner, a elevação dos juros tem funcionado como uma tentativa de controle da inflação no país. A Taxa Selic, que é a taxa básica para a cobrança de juros no país, está 5,25% ao ano. O índice foi definido no último dia 4 de agosto pelo Conselho Monetário Nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido