Pesquisa Quaest mostra que 7 em cada 10 eleitores do ES não se consideram nem bolsonaristas nem lulistas

Levantamento encomendado por A Gazeta revela que 69% dos entrevistados se identificam como independentes ou não se alinham aos principais grupos políticos ligados a Lula e Bolsonaro.

A maioria dos eleitores capixabas afirma não se identificar diretamente com os dois principais grupos políticos que dominam o cenário nacional. É o que aponta a nova pesquisa Quaest.

Publicidade

Segundo o levantamento, 69% dos entrevistados disseram não ser nem bolsonaristas nem lulistas. Esse percentual reúne os eleitores que se declaram independentes (31%), os que se consideram de direita, mas sem alinhamento ao ex-presidente Jair Bolsonaro (23%), e os que afirmam ser de esquerda, porém sem vínculo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (15%).

A pesquisa mostra ainda que 12% dos eleitores se identificam como bolsonaristas, enquanto 11% se declaram lulistas.

Publicidade

Quando considerados todos os entrevistados que se posicionam no campo da direita, incluindo bolsonaristas e não bolsonaristas, o percentual chega a 35%. Já os que se identificam com a esquerda somam 26%, entre lulistas e pessoas de esquerda que não apoiam o presidente.

Outros 8% dos entrevistados disseram não saber ou preferiram não responder sobre seu posicionamento ideológico.

Publicidade

Comparação com a pesquisa anterior

Em relação ao levantamento realizado em abril deste ano, os números apresentaram pequenas variações. O percentual de eleitores independentes passou de 30% para 31%, enquanto os que se identificam como bolsonaristas recuaram de 16% para 12%.

Os eleitores de direita não bolsonaristas passaram de 24% para 23%, e o grupo de esquerda permaneceu praticamente estável, variando de 25% para 26%.

Como foi realizada a pesquisa

A pesquisa Quaest foi realizada entre os dias 10 e 13 de julho, com 804 entrevistas presenciais em diferentes municípios do Espírito Santo.

A pesquisa Quaest sobre o cenário eleitoral no Espírito Santo, contratada por A Gazeta, foi realizada entre os dias 10 e 13 de julho, com 804 entrevistas. O nível de confiança utilizado é de 95% e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram realizadas entrevistas pessoais por amostragem com utilização de questionário elaborado conforme os objetivos da pesquisa. As pessoas foram selecionadas para as entrevistas de acordo com as proporções na população de grupos de idade, sexo, raça/cor, instrução e atividade econômica. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), sob o protocolo ES-07211/2026.

Notou alguma informação incorreta nesta matéria? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão abaixo e envie sua mensagem.

Notificar informação incorreta

Notou alguma informação incorreta nesta matéria? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Envie sua mensagem usando o formulário abaixo.