Quase 50 alunos superdotados estão matriculados em cinco escolas de Colatina

Cerca de 1.500 estudantes do Espírito Santo apresentam ter o QI acima da média. Essas raras crianças e adolescentes apresentam habilidades diferentes de outras pessoas. Um levantamento feito pelo Ministério da Educação mostra que existem cerca de 24 mil crianças superdotadas no país. 

Aqui no Espírito Santo são 1.579 estudantes que possuem essa característica. O QI, ou quociente de inteligência, é uma escala que ajuda a avaliar, e comparar, as habilidades em algumas áreas do pensamento, como matemática básica, raciocínio ou lógica. 

Dos 78 municípios capixabas, 39 fazem parte do programa do MEC que acompanha crianças e adolescentes com QI acima da média. 

Em Colatina, 5 escolas desenvolvem o trabalho, com 48 estudantes. São elas: Escola Conde de Linhares (2 alunos); Escola Geraldo Vargas Nogueira (4 alunos); Escola Honório Fraga (17 alunos); Escola Carolina Pichler (17 alunos) e Escola Lions Club de Colatina (8 alunos). As informações são de Luciene Dellaqua, técnica administrativa da Gestão e Avaliação da Superintendência Regional de Educação de Colatina. Os alunos superdotados, em sua maioria, são mais sensíveis em relação aos problemas da sociedade e buscam sempre querer ajudar a resolver essas questões. Os que estudam em Colatina não são diferentes.

CONCEITO EQUIVOCADO

Diferentemente do que se imagina, a criança superdotada não é necessariamente um “gênio”. Por causa dessa confusão, a palavra “superdotado” está sendo substituída pela expressão “com altas habilidades”. O aluno com essa característica está acima da média na escola, nos esportes, nas artes, na criatividade ou na liderança. No caso da habilidade intelectual, o estudante pode ter um desempenho excepcional em determinada disciplina escolar, mas não ser bom nas demais. Muitas crianças nessa situação se desinteressam das aulas, por considerá-las fáceis demais. 

Aprender a falar muito cedo, ler antes de entrar na escola, saber resolver problemas lógicos sem nunca ter tido aula de matemática e ter alta criatividade podem ser características de uma criança superdotada. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 8% da população mundial tem altas habilidades. Desses, cerca de 10 milhões estão no Brasil. 

Em síntese, a ciência ainda não está 100% certa da origem da superdotação, mas parece concordar que dois fatores são especialmente importantes: criatividade e genética. 

ESFALA: foto crédito Catraca Livre.

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