Outubro Rosa: detentas de Colatina recebem ações de combate ao câncer de mama

A Secretaria da Justiça (Sejus) desenvolve ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama no sistema prisional no mês de outubro. O Centro Prisional Feminino de Colatina, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia do município, realiza exames de mamografia em cerca de 20 mulheres custodiadas na unidade. A ação de prevenção inclui ainda a coleta de preventivo, bem como palestras educativas sobre prevenção e autocuidado. 

No último dia 11, internas puderam assistir à exposição do filme “Ma Ma”. que narra a história de uma mulher que luta contra o câncer de mama. Após a exibição, foi realizada uma roda de conversa sobre o assunto. O relato de vida de uma convidada e paciente acometida pelo câncer também ganhou destaque na ação.

Além da mamografia, exames que identificam o câncer de colo do útero também estão sendo realizados durante todo o mês em 100% das custodiadas. Além dos procedimentos em Colatina.

SOBRE O CÂNCER

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo, sendo também a causa mais frequente de morte por câncer, com mais de 680 mil óbitos em 2020. O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico. O câncer de mama também acomete homens, porém, é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. 

QUAIS SINTOMAS MAIS COMUNS?

Com base nos dados divulgados, o principal sintoma apresentado nos estágios iniciais do câncer envolve a presença de nódulo fixo na mama, geralmente indolor. A manifestação desse tipo de caroço está presente em cerca de 90% dos casos, e pode facilmente ser percebido ao apalpar a região. 

Outros sintomas comuns envolvem: pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no mamilo; pequenos nódulos nas axilas ou pescoço; e saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos. Ainda segundo informações, o principal fator de risco ligado à doença é a idade, levando em consideração que cerca de quatro a cada cinco casos ocorrem após os 50 anos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido