Colatinenses sofrem com surto de Influenza. Veja o que fazer para evitar e onde se vacinar

Colatina como em várias cidades do Estado está vivendo um surto de Influenza, doença popularmente conhecida como gripe. Em nível estadual, o cenário é uma extensão da epidemia que começou no Rio de Janeiro e, pouco depois, chegou a São Paulo.

Embora o aumento no número de casos ainda não tenha impactado as internações e mortes, os municípios capixabas e o Governo do Estado, estão construindo uma “força tarefa” para aplicação de vacinas. O objetivo é alcançar 90% do público-alvo vacinado. Atualmente, essa taxa está em 78,6%.

Neste ano, todo o colatinense pode receber o imunizante, com exceção de crianças de 6 meses e pessoas que tiveram reação alérgica grave à dose anterior. No final de setembro, o Ministério da Saúde também eliminou o intervalo de 14 dias entre a vacina da Influenza e a da Covid-19.

A vacinação já está acontecendo em Colatina. Até sexta-feira (17), a vacina contra a Influenza poderá ser tomada no Terminal de Ônibus, em frente à Prefeitura, das 7h30 às 16h.

O QUE FAZER PARA EVITAR A GRIPE

10 dicas de como prevenir a gripe

Para cuidar bem da sua saúde, reforçar sua imunidade e mostrar como não ficar gripado, reunimos algumas dicas de prevenção para colocar de vez na sua rotina. Veja:

1. Evite mudanças bruscas de temperatura

O corpo humano é capaz de se adaptar a diferentes temperaturas, mas ele não consegue fazer isso de maneira instantânea, é preciso um período de aclimatação, uma adaptação gradativa.

Para se prevenir da gripe, é recomendado evitar o choque térmico, que ocorre quando estamos ao ar livre, em um dia quente, e entramos num local fechado com o ar-condicionado na temperatura mais baixa.

Evitar mudanças bruscas de temperatura é essencial para prevenir a gripe, pois não sobrecarrega o sistema imunológico.

2. Lave as mãos com frequência

Lavar as mãos é uma atitude simples e eficiente na prevenção da gripe. Sempre que chegar a um local, seja em casa ou no trabalho, lave as mãos ou higienize elas com álcool gel 70%, dessa forma, elimina-se os vírus e bactérias na nossa pele.

Isso também evita, caso você esteja gripado, contagiar outras pessoas.

3. Não compartilhe objetos pessoais e higienize-os

Copos, talheres, canetas, smartphones e outros itens pessoais não devem ser compartilhados, na medida do possível. Se isso ocorrer ou você deixar seus objetos pessoais sobre uma superfície compartilhada, faça a higienização dos mesmos, utilizando produtos adequados para não danificar os mesmos, especialmente eletrônicos.

Assim como a dica anterior, essa atitude também é ideal caso esteja gripado ou resfriado e queira evitar que outras pessoas sejam infectadas.

4. Evite tocar os olhos, boca e nariz

O contágio da gripe ocorre quando o vírus entra em contato com as nossas mucosas, como olhos, nariz e boca. Por isso, especialmente quando estamos na rua ou em um ambiente compartilhado, o ideal é evitar levar as mãos a essas partes do corpo. Caso isso seja necessário, lembre-se de lavar as mãos antes e depois, para garantir que você não pegará uma gripe.

5. Pratique exercícios

A prática de exercícios físicos é uma boa forma de reforçar a imunidade. Além de diminuir o estresse, atividades físicas estimulam o organismo a produzir células de defesa e a sua circulação pelo corpo, diminuindo assim o risco de se desenvolver uma infecção.

6. Tenha uma dieta balanceada

Uma dieta balanceada e nutritiva é uma boa forma de evitar a gripe, e já que ela fortalece o organismo e a imunidade, assim como a prática de atividades físicas. Alimentos ricos em vitamina C, como frutas cítricas, e zinco, como carnes e leguminosas, ajudam o corpo a produzir glóbulos brancos e combater com mais eficiência uma infecção.

7. Complemente sua dieta com suplementos

Você também pode reforçar o seu sistema imunológico e se prevenir da gripe com suplementos vitamínicos. Em geral, eles são indicados quando você tem dificuldades de adquirir as vitaminas e minerais através da dieta.

Nesse caso, é ideal consultar um profissional de saúde especializado e fazer a suplementação de acordo com os níveis indicados para o seu biotipo.

8. Prefira ambientes bem ventilados

Para não pegar uma gripe ou mesmo não transmitir o vírus para terceiros, é ideal evitar ambientes fechados ou com ventilação artificial, como ar-condicionado e ventilador.

O ambiente aberto e bem ventilado naturalmente evita que fiquemos respirando o mesmo ar, cheio de partículas, e diminui assim a ocorrência de gripe, especialmente se uma pessoa já estiver gripada. Lembrando ainda que o ideal é ficar em repouso quando se está gripado.

9. Use máscara

A máscara, que virou acessório obrigatório na pandemia de covid-19, é uma importante aliada também para evitar doenças respiratórias, como gripes e resfriados.

Em países asiáticos, como o Japão, a população tem o costume de usar a máscara sempre que estão com sintomas ou vão a algum lugar onde há aglomeração de pessoas, como eventos ou mesmo no transporte coletivo.

De certa forma, podemos adotar o mesmo hábito para prevenir a gripe também evitar o contágio de terceiros. Vale destacar que a maneira correta de usar a máscara é cobrir o nariz e a boca por completo, além disso, devemos evitar tocar na parte externa ou puxar a máscara para baixo ao falar.

10. Tome a vacina contra a gripe

A vacina contra a gripe é a maneira mais eficaz de evitar essa infecção. Ela utiliza o vírus desativado, incapaz de causar a doença, para estimular o corpo a produzir os anticorpos específicos para o tipo de gripe.

Muitas pessoas acham que a vacina pode causar a gripe, mas isso não passa de um mito. Algumas pessoas podem estar gripadas antes de tomar a vacina, fazendo com que ela não tenha tempo para agir. Além disso, a vacina contra a gripe não evita resfriados, já que esses são causados por vírus diferentes.

Por fim, é interessante destacar que a proteção da vacina dura um ano. Pessoas do grupo de risco da gripe, como idosos, gestantes, crianças e pessoas com doenças respiratórias ou cardíacas, podem obter a vacina gratuitamente nas campanhas anuais de vacinação ou em postos de saúde.

ES FALA: imagem crédito Gazeta do Povo.

Uma resposta

  1. Temos que ser prudentes e com muita fé em Deus, seguir os protocolos recomendados e assim evitar a propagação ainda mais dessa e outras doenças transmissíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido