Telecomunicações e Serviços Bancários ficam no topo das reclamações do PROCON Colatina em 2021

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – PROCON Colatina – divulga relatório do ano de 2021, acerca dos atendimentos e orientações prestados pelo Órgão, onde verificou-se que foram realizados 1.118 atendimentos de janeiro a dezembro de de 2021.

Além disso, ainda foram prestados esclarecimentos via telefone e e-mail, sanando possíveis conflitos.
O setor que liderou em quantidade de reclamações foi o de telecomunicações, com um percentual de 40 por cento das demandas. Esta modalidade de reclamação inclui telefonia móvel, fixa, internet e TV por assinatura, onde as queixas permeiam aumento abusivo dos valores contratados pelos planos mensais, má prestação do serviço e cobrança indevida.

Em segundo lugar, entram as reclamações sobre serviços bancários. Em especial no ano de 2021, notou-se uma crescente nas demandas de reclamações contra as instituições financeiras em razão da pandemia. A espera demasiada e constrangedora nas filas para atendimentos nas agências bancárias fez com que a insatisfação dos consumidores neste segmento refletisse em quantitativo de reclamações junto ao PROCON.

Tem-se um percentual de 33,33 por cento de reclamações referente a serviços bancários. Este setor inclui ainda temas como: empréstimo não solicitado, negociação de débitos, cobranças indevidas e financiamentos com taxas de juros abusivos.

Outros temas atendidos pelo Procon, foram relacionados a garantias de produtos, compras por meio da internet, planos de saúde, problemas com passagens aéreas, eventos não realizados por conta da Pandemia, estabelecendo um percentual de 27 por cento das demandas.

O Procon de Colatina também realizou campanhas de pesquisas, orientações e serviços à comunidade em 2021, tais como: pesquisa de preço dos materiais escolares, pesquisa de preço dos produtos da semana santa (Páscoa), palestra em supermercado para esclarecer dúvidas sobre o Código de Defesa do Consumidor, orientações aos lojistas locais a respeito da legislação consumerista e atendimento às comunidades Bela Vista e Ayrton Senna no programa Mais Colatina, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Colatina no ano de 2021. 

Além de participar de entrevistas nos telejornais das tv’s Gazeta e SIM e do site de notícias Fala ES, prestando esclarecimentos sobre vários assuntos de interesse do consumidor, outro fato marcante foi a reativação do COMDECON – Conselho Municipal de Defesa do Consumidor – que respaldará o Procon em todas as suas ações daqui em diante, no sentido de supervisionar, orientar e dar o parecer sobre todas as demandas que envolvem questões jurídicas e financeiras deste órgão.

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