“A meta é finalizar o mandato do prefeito Guerino com toda a cidade na LED”, afirma Secretário de Obras de Colatina. Veja entrevista

Secretário de obras de Colatina, João Paulo Calixto, fala sobre os avanços e o futuro do sistema de iluminação pública da cidade na gestão do prefeito Guerino Balestrassi. O parque de iluminação pública de Colatina possui hoje aproximadamente 15000 pontos (lâmpadas). Sendo apenas 1.460 pontos com tecnologia de LED.

Colatina, apesar de sua notoriedade no estado e sendo uma das principais cidades do interior, mesmo com o PIB per capita acima da média e com superávit significativo em relação a COSIP, o sistema de iluminação pública talvez seja um dos piores do estado do Espírito Santo, com um percentual de 55% do parque ainda em lâmpadas de sódio. Diante desse cenário, a SEMOB, conduzida pelo secretário João Calixto, realizou um estudo de modernização do parque e, após análise, optou pelo desenvolvimento de uma PPP (Parceria-Público-Privada) que conta com o apoio da Caixa Econômica Federal no desenvolvimento do projeto.

Com o avanço e consolidação da PPP, espera-se que todo o parque de iluminação seja substituído por LED e implementado a telegestão dos pontos, garantindo maior controle, celeridade e eficiência quando da necessidade de manutenção das lâmpadas e sistema em geral. Estima-se que o início dos trabalhos de substituição das luminárias e modernização do sistema para implantação da telegestão seja no segundo semestre de 2023.

Para sabermos um pouco mais sobre as novidades no sistema de iluminação pública de Colatina, entrevistamos o secretário de obras, João Paulo Calixto, responsável pela condução do projeto.

ES FALA:

Secretário, quais ações a secretaria de obras já tomou em relação a melhoria do sistema de iluminação pública da cidade?

CALIXTO:

Assim que assumimos a secretaria de obras percebemos que havia um índice muito alto de reclamações sobre o sistema de iluminação pública, especialmente sobre lâmpadas queimadas. Na ouvidoria do município chegavam reclamações diariamente e nosso ramal ficava sempre ocupado. Nós já tínhamos um breve diagnóstico da cidade e com uma análise mais profunda definimos, junto ao prefeito Guerino Balestrassi, que o melhor caminho para modernização do sistema de IP da cidade era a elaboração de uma PPP. Desde então estamos trabalhando muito nesse grande projeto, mas, já fizemos algumas modificações no sistema e as melhorias começam a aparecer pela cidade.

No primeiro ponto, identificamos que o contrato de manutenção que vigorava no passado era insuficiente para suprir as necessidades de Colatina. O Contrato dispunha de um efetivo muito baixo e sequer possuía equipe noturna. Nós mudamos isso. Licitamos um novo contrato que já está em andamento e possui 3 equipes de manutenção, sendo duas diurnas e uma noturna.

Com isso, o índice de ordens de serviço pendentes com mais de uma semana, se aproximou de zero. Além disso, contratamos através de um processo licitatório uma empresa de gerenciamento, fiscalização e elaboração de projetos elétricos. Essa empresa além de nos dar mais segurança na fiscalização do contrato e demais serviços, nos apoia nos levantamentos técnicos para a PPP e ainda mapeia e elabora os projetos necessários para levar iluminação
aos locais do município que são habitados, mas que não possuem esse serviço público.

Todas essas ações já trouxeram resultados significativos e o colatinense já consegue perceber essa mudança no seu dia-a-dia.

A última novidade foi a digitalização do nosso canal de ocorrências. Hoje você não precisa mais ligar para a secretaria de obras para informar sobre uma lâmpada queimada em sua rua. Você faz isso direto de um aplicativo que inclusive é georreferenciado.

ES FALA:

O Sr. mencionou que há uma empresa mapeando e elaborando projetos para levar iluminação nos locais que não possuem, como está essa questão? Já foram feitos alguns projetos?

CALIXTO:

Nossa meta é finalizar o mandato do prefeito Guerino Balestrassi com toda a cidade na LED, com telegestão e que tenha iluminação em frente a todas as residências, seja na área urbana ou rural. Para isso estamos mapeando os pontos onde ainda não há iluminação ou sequer rede elétrica, elaboramos o estudo técnico, topografia e projetos para aprovação na concessionária e, com isso, licitamos a obra.

Apenas esse ano já fizemos a iluminação das ruas 6 e 7 do bairro Vista Linda, projeto e execução da obra (já finalizada). Fizemos também a iluminação da área verde na avenida Moacyr Dalla , a beira rio, que inclusive teve uma repercussão muito boa pela cidade quando inauguramos. Estamos também com a avenida de acesso ao centro empresarial João Vitor Balestrassi com obras em andamento para iluminar todo o trecho com previsão de término para segunda quinzena de março e estamos prevendo o início de licitações importantes em 2022.

Ainda para o primeiro semestre de 2022 vamos licitar : Iluminação de acesso ao Bairro Antônio Damiani; Complementação da praça do sol ponte (Feira de Colatina); Iluminação da segunda ponte (modelo que dificulta furtos); Rua Isaías Ferreira da Silva – Gordiano Guimarães; Rua Ricardo Sacht Baunilha. Esses mencionados já possuem projetos e estão em fase final do processo interno de licitação, mas, temos diversos outros pontos que serão mapeados e licitados ainda em 2022.

A contratação da empresa de gerenciamento e elaboração de projetos permitiu essa velocidade de resposta em nossas aprovações e contratações das obras. Com isso o município ganha muito. Projetos que levavam de 9 a 12 meses para elaboração e aprovação, estamos contratando agora com 3 meses. Nossa meta é executar todas as obras de extensão de rede antes do início da PPP. Um desafio grande, mas, estamos muito empenhados em resolver.

ES FALA:

Em relação ao sistema de chamadas, para o caso de ocorrência de lâmpadas queimadas, o Sr. mencionou que a prefeitura tem um aplicativo?

CALIXTO:

Isso mesmo. Basta acessar a loja de aplicativos no Android ou IOS e digitar “Colatina IP” que o aplicativo será baixado. O uso é muito fácil. Você pode preencher o endereço para onde deseja o atendimento ou simplesmente clicar no ícone para usar a sua localização georreferenciada que o aplicativo irá informar automaticamente o ponto onde você está. Na sequência você seleciona o tipo de ocorrência para o qual você precisa de atendimento e depois é só preencher seus dados pessoais e enviar (clicando no botão enviar) para o setor de iluminação pública .

Nós iremos rodar o aplicativo junto ao telefone por 2 meses e depois o telefone será desativado. O sistema digital é muito mais eficaz e seguro, além de garantir automaticamente ao cidadão o registro de seu pedido via protocolo digital.

ES FALA:

Secretário, em relação a PPP, o que muda na cidade e o que o cidadão pode esperar com esse programa?

CALIXTO:
Hoje o que há de mais moderno e eficaz no mundo todo, no que se refere à contratações públicas, são as parcerias público-privadas (PPPs). Nosso sistema de iluminação de Colatina infelizmente é hoje um dos piores do ES, se não o pior e carece de uma modernização completa. Com a PPP não vamos apenas trocar 100% do parque de iluminação por lâmpadas de LED, mas, vamos implantar juntamente com as lâmpadas a telegestão que é um dos primeiros passos para uma Smart City. O serviço que hoje é feito pelo aplicativo, será feito automaticamente pela lâmpada. Ou seja, a lâmpada terá um sensor digital que informará à empresa responsável pela manutenção que ela não está funcionando adequadamente e irá gerar uma ordem de manutenção.

A grande vantagem do modelo da PPP em relação a outras contratações é que a empresa vencedora do certame é remunerada de acordo com seu desempenho e possui metas rígidas a serem batidas. Caso a empresa tenha uma quantidade de lâmpadas sem manutenção por um determinado período de tempo, essa corre o risco de ter seu pagamento suspenso. Quanto mais a empresa produz e de forma mais eficiente, melhor o seu desempenho e
consequentemente garante seu retorno no investimento da PPP.

No longo prazo, a PPP ainda dará a oportunidade de o município reduzir a contribuição da iluminação pública pelo cidadão. Não se pode garantir que isso irá ocorrer, mas com o avanço da parceria e maior economia aos cofres públicos, a tendência é que haja uma redução. O que se pode garantir é que nenhum aumento na tarifa é necessário para esse tipo de contratação. O cidadão pode ficar despreocupado que todo o desembolso necessário para investir na tecnologia do parque sairá da empresa vencedora do certame sem nenhum custo adicional ao Colatinense.

Uma resposta

  1. E O TERMINAL DE ÔNIBUS DA PRAÇA SOL POENTE QUE NÃO FICA PRONTO NUNCA!??
    ENQUANTO ISSO A POPULAÇÃO FICA NO SOL E NA CHUVA AGUARDANDO A BOA VONTADE DO PREFEITO GUERINO BALESTRASSI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido