Casos de Covid-19 e de gripe causam redução nas doações de sangue em Colatina

O Hemocentro Regional de Colatina registrou queda no movimento de doadores de sangue devido ao aumento nos casos de infecções por Covid-19 e por gripe influenza. Segundo o órgão, a queda de doações vem sendo constatada desde a segunda quinzena de dezembro, além da primeira semana de janeiro. Ainda de acordo com o Hemocentro, a redução já era esperada, impactando os estoques de sangue.

As reservas de todos os grupos sanguíneos estão em níveis baixos ou críticos e a falta de sangue pode afetar a realização de cirurgias eletivas e atendimentos de emergência nos hospitais da região. 

Quem tomou vacinas contra a gripe e contra a Covid-19 também deve aguardar alguns dias para doar. O doador que tomou a Coronavac ou o imunizante contra a gripe deve esperar dois dias após tomar a dose. O prazo para quem tomou a vacina da Pfizer, Astrazeneca e Janssen é de sete dias. 

QUEM ESTÁ GRIPADO OU TEVE COVID-19 PODE DOAR?

Pessoas que apresentaram quadro de síndrome gripal e não se testaram para Covid-19 ou que tiveram o resultado do teste positivo, devem aguardar 30 dias após a resolução dos sintomas para doação. Já aquelas testadas, mas que tiveram resultado negativo, devem aguardar 14 dias após a resolução dos sintomas.

PODE DOAR APÓS VACINAÇÃO CONTRA COVID-19?

É necessário aguardar 48 horas no caso da vacina Coronavac; 7 dias se aplicada as vacinas da Astrazeneca, Pfizer ou da Janssen. Caso a pessoa desconheça qual vacina foi aplicada, a espera deve ser de 7 dias. 

ONDE DOAR

Hemocentro Regional de Colatina

Rua Cassiano Castelo, Centro, em frente ao Hospital Sílvio Avidos

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 16h

Doações: segunda a sexta-feira, das 7h às 15h20

Telefones: (27) 3717-2810 ou 3717-2800

Uma resposta

  1. Como experiência, o Hemocentro poderia funcionar aos sábados para ver se aumentam as doações. Campanhas de incentivo e divulgação da coleta aos sábados também podem podem ser realizadas. A imprensa deve divulgar tudo sem ônus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido