Estação Central de Colatina começa a funcionar dia 28 de fevereiro. Conheça as plataformas e destino de cada ônibus

Um projeto da gestão anterior que parecia simples de se executar se transformou em um dos maiores problemas para a gestão atual. A falta de estudos técnicos na época colocou a, anteriormente chamada de terminal de ônibus, sob o jugo de uma série de análises das leis que regem o trânsito.

Inicialmente, o nome terminal de ônibus não se enquadra corretamente pois o local não cumprirá essa função. Outro problema existente é que, tecnicamente, muitas normas não foram cumpridas e, sem essas normas, haveria empecilho para os órgãos que regem o setor aprovarem o novo sistema.  

Modificações e obras foram feitas para que haja a condição ideal para que no dia 28 de fevereiro possa ocorrer o funcionamento da Estação Central de Colatina, localizada na antiga estação ferroviária da Vale, nas proximidades da Prefeitura Municipal de Colatina, no bairro Esplanada.


Várias obras foram feitas: a pista não tinha a largura suficiente para o ônibus trafegar.

A prefeitura, nesta sexta-feira (18), lançou um comunicado para os passageiros do transporte coletivo do município, informando que: “A Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Segurança Pública avisa que a partir do dia 28 de fevereiro, os seguintes pontos de ônibus passarão a operar para embarque e desembarque na Estação Central de Colatina.

PONTOS EXTINTOS:

Praça da Delta;

Hospital Sílvio Avidos;

Avenida Ângelo Giuberti (Frisa);

INSSW Lima (Avenida Luiz Dalla Bernardina);

Biblioteca.

Mas os estudos para que o trânsito flua bem na região, que ocorrem há alguns meses, continuarão após a inauguração. O Secretário de Obras, Calisto, explica o porquê:  

“O melhor desenho para o funcionamento da estação central seria a cobertura do lado oposto ao existente. Entretanto, como forma de aproveitar a estrutura, o projeto de acesso foi inicialmente pensado de maneira a tentar adequar o trânsito a essa realidade. No desenho inicial foram identificadas algumas anomalias, em especial a ausência do estudo de impacto no trânsito, acessibilidade, dentre outras adequações normativas importantes para o funcionamento do sistema. Antes de retomar a obra, fizemos diversos estudos técnicos, inclusive simulações computacionais para avaliar as modificações necessárias e então reiniciamos e finalizamos a obra. Após essa fase a secretaria de trânsito vem testando a via principal e as adjacentes no que se refere ao fluxo e sinalização de trânsito e, agora, a estação pode ser colocada em funcionamento. Importante destacar que algumas adequações nas vias e, talvez, até mesmo a instalação de semáforos serão necessárias, pois apesar de todas as simulações e testes, o comportamento dos motoristas em função da presença da estação em funcionamento não é algo que se possa prever com 100% de acerto”, revela Calixto.

VEJA A PLATAFORMA E O DESTINO DE CADA ÔNIBUS

11 respostas

  1. Deveriam acabar com o ponto em frente ao supermercado lavagnoli e o OBA, para fluir o trânsito, pois a rua é apertada e não comporta a ultrapassagem de um ônibus pelo outro, quando este está estacionado.

  2. Já que se quer melhorar o trânsito, deveriam construir uma rampa para que os pedestres que vêm de São Silvano acessem o Centro pelo calçadão da Av. Beira Rio, e não saiam em frente ao posto de gasolina, entre três ruas. E também deveriam repensar os sinais de trânsito em frente ao Banestes, que a qualquer momento pode causar um acidente a um pedestre. E o Planetário vem!

  3. PENSANDO EM MELHORIA NO TRÂNSITO DE COLATINA DEVERIA REVER DOIS SEMÁFORO 1 EM FRENTE AO BANESTES E O OUTRO EM FRENTE AO BRADESCO EM RELAÇÃO AO ESTAÇÃO CENTRAL ACREDITO QUE JA DEVERIA TER SIDO ENTREGUE PRA PRA POPULAÇÃO DE COLATINA A MUTO TEMPO c

  4. Pena que nenhum ninguém que já gover nou Colatina/ tenha ouvido falar em planejamento urbano. Colatinenses Irão sofrer muito ainda. Uma pessoa chega a ficar até 32 dias no ano em congestionamentos. Isso interfere na economia e qualidade de vida das pessoas.

  5. Ao invés de fazer uma obra bizarra dessas por que não pensam nas várias pessoas que tem que subir a pé o morro pra buscar atendimento na santa casa pois o único ônibus que atende a santa casa e do bairro Anchieta que na maioria do dia chega a ser de 2 ou três horas de um para o outro. Seria simples desviar alguns ônibus pra subir pelo Sesc o descer pelo Honório fraga mas a Joana dark não deixa. Que se lasque o cidadão.

  6. Cadê a outra ponte gente.. precisamos de mais uma ponte para aliviar essa paradeira diária.. é muito atraso uma só ponte de acesso ao centro de uma cidade que cresce a cada dia !!!!!

  7. Na minha opinião o ponto de ônibus do lavagnoli deveria acabar como já foi formado por que aquela rua é muito apertado e não te importa esse ponto de ônibus à tarde divido esse ponto de ontem em frente o lavagnoli fica trânsito até em cima da ponte

    1. Ninguém pensou nos idosos, deficientes e pessoas com comorbidades andarem tanto para poder tentar pegar o ônibus, digo tentar porque pensa como vai ficar de pessoas neste terminal, não vai dá n para andar, imagina pegar o ônibus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido