Um projeto da gestão anterior que parecia simples de se executar se transformou em um dos maiores problemas para a gestão atual. A falta de estudos técnicos na época colocou a, anteriormente chamada de terminal de ônibus, sob o jugo de uma série de análises das leis que regem o trânsito.
Inicialmente, o nome terminal de ônibus não se enquadra corretamente pois o local não cumprirá essa função. Outro problema existente é que, tecnicamente, muitas normas não foram cumpridas e, sem essas normas, haveria empecilho para os órgãos que regem o setor aprovarem o novo sistema.
Modificações e obras foram feitas para que haja a condição ideal para que no dia 28 de fevereiro possa ocorrer o funcionamento da Estação Central de Colatina, localizada na antiga estação ferroviária da Vale, nas proximidades da Prefeitura Municipal de Colatina, no bairro Esplanada.
A prefeitura, nesta sexta-feira (18), lançou um comunicado para os passageiros do transporte coletivo do município, informando que: “A Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Segurança Pública avisa que a partir do dia 28 de fevereiro, os seguintes pontos de ônibus passarão a operar para embarque e desembarque na Estação Central de Colatina.
PONTOS EXTINTOS:
Praça da Delta;
Hospital Sílvio Avidos;
Avenida Ângelo Giuberti (Frisa);
INSSW Lima (Avenida Luiz Dalla Bernardina);
Biblioteca.
Mas os estudos para que o trânsito flua bem na região, que ocorrem há alguns meses, continuarão após a inauguração. O Secretário de Obras, Calisto, explica o porquê:
“O melhor desenho para o funcionamento da estação central seria a cobertura do lado oposto ao existente. Entretanto, como forma de aproveitar a estrutura, o projeto de acesso foi inicialmente pensado de maneira a tentar adequar o trânsito a essa realidade. No desenho inicial foram identificadas algumas anomalias, em especial a ausência do estudo de impacto no trânsito, acessibilidade, dentre outras adequações normativas importantes para o funcionamento do sistema. Antes de retomar a obra, fizemos diversos estudos técnicos, inclusive simulações computacionais para avaliar as modificações necessárias e então reiniciamos e finalizamos a obra. Após essa fase a secretaria de trânsito vem testando a via principal e as adjacentes no que se refere ao fluxo e sinalização de trânsito e, agora, a estação pode ser colocada em funcionamento. Importante destacar que algumas adequações nas vias e, talvez, até mesmo a instalação de semáforos serão necessárias, pois apesar de todas as simulações e testes, o comportamento dos motoristas em função da presença da estação em funcionamento não é algo que se possa prever com 100% de acerto”, revela Calixto.
VEJA A PLATAFORMA E O DESTINO DE CADA ÔNIBUS
11 respostas
Deveriam acabar com o ponto em frente ao supermercado lavagnoli e o OBA, para fluir o trânsito, pois a rua é apertada e não comporta a ultrapassagem de um ônibus pelo outro, quando este está estacionado.
Já que se quer melhorar o trânsito, deveriam construir uma rampa para que os pedestres que vêm de São Silvano acessem o Centro pelo calçadão da Av. Beira Rio, e não saiam em frente ao posto de gasolina, entre três ruas. E também deveriam repensar os sinais de trânsito em frente ao Banestes, que a qualquer momento pode causar um acidente a um pedestre. E o Planetário vem!
PENSANDO EM MELHORIA NO TRÂNSITO DE COLATINA DEVERIA REVER DOIS SEMÁFORO 1 EM FRENTE AO BANESTES E O OUTRO EM FRENTE AO BRADESCO
PENSANDO EM MELHORIA NO TRÂNSITO DE COLATINA DEVERIA REVER DOIS SEMÁFORO 1 EM FRENTE AO BANESTES E O OUTRO EM FRENTE AO BRADESCO EM RELAÇÃO AO ESTAÇÃO CENTRAL ACREDITO QUE JA DEVERIA TER SIDO ENTREGUE PRA PRA POPULAÇÃO DE COLATINA A MUTO TEMPO c
Pena que nenhum ninguém que já gover nou Colatina/ tenha ouvido falar em planejamento urbano. Colatinenses Irão sofrer muito ainda. Uma pessoa chega a ficar até 32 dias no ano em congestionamentos. Isso interfere na economia e qualidade de vida das pessoas.
Ao invés de fazer uma obra bizarra dessas por que não pensam nas várias pessoas que tem que subir a pé o morro pra buscar atendimento na santa casa pois o único ônibus que atende a santa casa e do bairro Anchieta que na maioria do dia chega a ser de 2 ou três horas de um para o outro. Seria simples desviar alguns ônibus pra subir pelo Sesc o descer pelo Honório fraga mas a Joana dark não deixa. Que se lasque o cidadão.
Cadê a outra ponte gente.. precisamos de mais uma ponte para aliviar essa paradeira diária.. é muito atraso uma só ponte de acesso ao centro de uma cidade que cresce a cada dia !!!!!
Na minha opinião o ponto de ônibus do lavagnoli deveria acabar como já foi formado por que aquela rua é muito apertado e não te importa esse ponto de ônibus à tarde divido esse ponto de ontem em frente o lavagnoli fica trânsito até em cima da ponte
Deveriam tirar veículos pequenos dessa rua e resolveria, teem a opção da rua do BB
Ninguém pensou nos idosos, deficientes e pessoas com comorbidades andarem tanto para poder tentar pegar o ônibus, digo tentar porque pensa como vai ficar de pessoas neste terminal, não vai dá n para andar, imagina pegar o ônibus.
Porque não aproveita a rodoviária e não faz um terminal lá às vezes de fazer nessa Central a rodoviária muito teria que ter saído de onde está Prefeito incompetente esse que temos