Comerciantes esperam aumento na venda de peixes com o início da Quaresma em Colatina

Com o fim do Carnaval, o período da Quaresma teve início logo nesta Quarta-feira de Cinzas (2). Durante 40 dias, os fiéis católicos realizam a preparação para a Páscoa. A tradição do jejum de carne vermelha e consumo de carne branca, como o peixe, durante a Quaresma e a Semana Santa, é adotada pela maior parte das famílias brasileiras. A época é bastante aguardada pelas peixarias e, neste ano, com o preço da carne bovina nas alturas, a expectativa é que as vendas aumentem em relação ao ano passado. 

Para Leocir Scalzer, proprietário da empresa Macarone Jr., no bairro São Vicente, as vendas devem aumentar consideravelmente em relação a 2021.

“Devido ao alto preço da carne de boi, eu creio que as vendas vão melhorar este ano”, contou ele, afirmando ainda que, por enquanto, o valor dos pescados está o mesmo do ano passado. Em seu estabelecimento, as espécies de peixes mais procuradas na Quaresma são o cação, a corvina, a pescada e o dourado. No estabelecimento também é possível encontrar uma variedade de mariscos, camarões e bacalhau salgado, que atendem a todos os gostos e bolsos. Leocir disse que o movimento dos clientes pela busca de peixes já começou, mas que a maioria deixa mais para a Semana Santa. Neste ano, a Sexta-feira Santa será comemorada em 15 de abril.

DICAS PARA COMPRAR SEU PEIXE

Na hora de comprar o peixe, é fundamental verificar as condições de armazenamento. Nos supermercados, por exemplo, devem estar sempre imersos em gelo e em boas condições de higiene. Além do selo de inspeção, outras características mostram a qualidade do produto:

As escamas devem estar bem aderidas à pele, com relativo brilho metálico;

Os olhos devem estar brilhantes e salientes;

A carne do peixe deve estar firme , a ponto de não deixar a impressão muito tempo quando for pressionada pelos dedos;

As guelras devem ser vermelhas.

ES FALA: imagem ilustrativa/crédito Sisemp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido