Tribunal de Justiça recebe alunos de Direito do Centro Universitário Castelo Branco de Colatina

Nesta quinta-feira (5), 40 alunos do Centro Universitário Castelo Branco de Colatina participaram da visita monitorada ao Tribunal de Justiça do Espírito Santo e puderam conhecer de perto a estrutura e o dia a dia do Poder Judiciário. O percurso começou pelo Centro de Memória, que abriga móveis, objetos antigos e documentos carregados de história.

“Foi um momento muito interessante. Pude entender um pouco mais sobre a escravidão e também visualizar documentos que foram danificados com uma inundação em Colatina, passaram por reforma e agora compoem esse acervo histórico”, ressaltou Lucas Lemos Ribeiro, aluno do 1º Período de Direito.

No segundo momento, os estudantes seguiram para a Sala de Sessões onde acontecem os julgamentos das Câmaras Criminais. Maryana de Angeli Bertoli, que pensa em seguir a área de Direito Ambiental, ocupou a cadeira de presidente e gostou da sensação. “Me senti empoderada. Pensei que eu posso chegar lá um dia. Posso ser uma desembargadora. E quem sabe julgar causas ambientais”.

Ao final, os estudantes conheceram o Salão Pleno e puderam acompanhar uma sessão ao vivo. Para o professor que trouxe o grupo, João Gabriel Côrtes, a visita monitorada é uma grande oportunidade para os alunos ampliarem a visão sobre a carreira da magistratura:

“Traz uma motivação para estudarem cada vez mais e seguirem o sonho de compor uma dessas cadeiras do tribunal. Todos estão muito estimulados e perceberam que não adianta apenas ler os livros sem ver como funciona a realidade, a prática”, finalizou o professor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido