Polícia Civil de Colatina alerta para golpe do falso emprego nas redes sociais

E mais uma semana começa com a insistência dos estelionatários em tentar “fisgar” vítimas com uma mensagem falsa de oferta de emprego. Os trapaceiros insistem em aplicar golpes a partir da captura de dados dos telefones celulares. No momento em que as pessoas passam a usar aplicativos nos smartphones para gerenciar toda a vida, pessoas e financeira, criminosos se especializam em aplicar golpes, a partir do acesso aos dados contidos nos aparelhos. Ocorre que o acesso aos dados só é possível se o usuário do aparelho permitir que isso ocorra. Para “fisgar” os desatentos, os estelionatários estão usando um apelo infalível: oferta de emprego e salários fora da realidade.

Os nomes, valores supostamente a serem pagos e tipos de propostas mudam a cada caso, mas o objetivo, no fim, é levar as pessoas desatentas a clicarem em um link que tem sido enviado pelo aplicativo de mensagens WhatsApp. Em uma das mensagens, a pessoa se identifica como “gerente geral do projeto” e anuncia que está “contratando equipe” para trabalhar em meio período, em casa. E mais: anunciam que os “salários serão liquidados” no mesmo dia. Se apresentam como representantes de grandes empresas, como Mercado Livre e Magazine Luiza, por exemplo.

Na “isca”, oferecem valores diários que vão de R$ 50 a R$ 2.000. Depois de anunciar tudo isso, os  criminosos  dão o golpe final. “Clique no link abaixo para consultar o atendimento ao cliente online”. Quem, precipitadamente clicar, poderá abrir as portas para a “limpa” em contas bancárias, cartões de crédito ou mesmo ter perfis clonados para execução de golpes. A principal recomendação é que as pessoas, ao receberem esse tipo de mensagem, imediatamente bloqueiem quem a enviou.

A Polícia Civil de Colatina fez um alerta sobre o tal golpe. A PC ressaltou que é primordial que a pessoa entre em contato com a empresa em que o indivíduo, supostamente, está oferecendo a vaga, para saber se de fato ela é verídica. É importante que a população esteja atenta na hora de efetuar pagamentos via boletos, sendo necessário conferir o nome do destinatário para onde o valor será enviado, pois é nesse momento que pode ser detectado uma possível fraude. O ideal é ignorar as mensagens e jamais entrar em contato com os golpistas.

A pena para esse tipo de crime é de quatro a oito anos de reclusão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido