Medo da Covid faz voltar uso voluntário da máscara em Colatina

Usar ou não a máscara? Com o aumento do número de casos de Covid nas últimas semanas, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) recomendou o uso do acessório em locais fechados e nos ambientes escolares, na tentativa de frear o vírus. De acordo com a secretaria, “a medida vai ao encontro do cenário atual  da pandemia da Covid-19 em território capixaba, de aumento de novos casos  da doença nas últimas semanas e também em virtude da sazonalidade das doenças de transmissão respiratória”.

A recomendação, segundo o órgão, é uma estratégia para diminuir a propagação do vírus e auxiliar na redução dos impactos na saúde da população e no sistema de saúde.

Colatina mantém o uso facultativo, deixando que a própria população tome a decisão. A iniciativa de reforçar a proteção tem partido das pessoas que começam a identificar os locais onde há maior potencial de contágio. 

E se tornou comum ver pessoas em lojas, escolas e outros espaços fechados usando a máscara e defendendo a ideia de que, pelo menos neste momento de baixas temperaturas, essa é a melhor decisão. Até o momento, a obrigatoriedade do uso de máscaras em Colatina vale apenas para os estabelecimentos de saúde, além das pessoas com sintomas gripais e os que se enquadram nos chamados grupos de risco. Para os demais, o uso é apenas sugerido. 

Especialistas têm sinalizado para o uso de máscaras em locais fechados e nos pontos de aglomeração pelo menos até setembro, quando as temperaturas voltam a subir.

ES FALA: imagem crédito Gazeta do Povo/Sempre Família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido