Colatina realiza neste sábado (20) ‘Dia D’ da Vacinação contra a Pólio e Multivacinação

O Terminal em frente à Prefeitura de Colatina e a Unidade Básica de Saúde de Itapina estarão abertos neste sábado(20) para o ‘Dia D’ de Mobilização Nacional da Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação. No Terminal, o funcionamento será das 8h às 12h para vacinar crianças de 1 ano a menores de 5 anos contra a Pólio e atualizar a carteira vacinal de menores de 15 anos. Os responsáveis devem levar a caderneta das crianças e adolescentes para que se confira se a imunização está em dia.

Neste sábado(20), o ‘Dia D’, também haverá vacinação para o público adulto, com a aplicação de vários imunizantes, incluindo contra a Covid 19. As campanhas começaram no dia 8 de agosto e seguem até 9 de setembro em todo o país. De segunda a sexta-feira, as vacinas são aplicadas em todas as Unidades Básicas de Saúde. A imunização acontece de acordo com os horários de funcionamento de cada posto de saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde destaca os registros recentes de poliomielite em países que já estavam livres da doença e o aumento de casos de sarampo, por isso chama a atenção para a necessidade de que todos estejam engajados nas campanhas, garantindo que o Brasil volte a ser referência mundial em imunização. As informações são de Érica Rezende Pires, coordenadora de imunização.

Campanha contra pólio – A meta para a campanha contra a poliomielite é vacinar pelo menos 95% das crianças menores de 5 anos que residem no município. Há duas vacinas contra a pólio disponíveis no calendário de vacinação: a VPO (vacina pólio oral) também conhecida por ser a vacina da gotinha e a VIP (vacina inativada pólio), administrada por via intramuscular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido