Quase 1,3 mil pessoas vão trabalhar como mesários em Colatina nas eleições de outubro

Conforme o Cartório Eleitoral de Colatina, às 321 seções eleitorais da cidade terão 1.284 mesários trabalhando nas eleições gerais do dia 2 de outubro. No pleito, serão escolhidos o presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. 

Os mesários são responsáveis, por exemplo, por organizar os locais de votação, identificar e orientar o eleitor e autorizar a votação. Também organizam eventuais filas. Além disso, este ano os mesários também vão fiscalizar o uso do aparelho celular, proibido na cabine de votação. Todo cidadão que trabalhar como mesário será dispensado do serviço (público ou privado), mediante declaração expedida pelo juiz eleitoral, pelo dobro dos dias que tiver ficado à disposição da Justiça Eleitoral, sem prejuízo no salário. No dia do pleito, ele também tem direito a auxílio-alimentação. O mesário que não comparecer no dia vai precisar apresentar justificativa depois das eleições. No caso de uma falta não justificada, a pessoa poderá ser penalizada.

Estão entre as punições o pagamento de uma multa, com valor arbitrado pelo juiz eleitoral, e a suspensão de duas semanas de trabalho caso o mesário em questão seja um servidor público.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido