Começa treinamento de mesários que atuarão nas eleições em Colatina

As eleições 2022 serão realizadas no dia 2 de outubro, mas os preparativos para o pleito são feitos muito antes do que se imagina. Em Colatina, por exemplo, o cartório eleitoral da cidade iniciou na última segunda-feira(5) o treinamento dos mesários e mesárias que atuarão nas eleições. Inicialmente, a capacitação irá ocorrer de forma presencial em cinco turmas com os presidentes de seções nos dias 5, 6, 8, 12 e 13 de setembro. Os mesários são responsáveis por conferir todas as informações dos eleitores nos locais de votação.

Conforme explicou Nummila Renata Baiôco Ribeiro, chefe do cartório, para os demais componentes das seções – 1º e 2º mesários, além do 1º secretário – o treinamento é 100% on-line, por meio do aplicativo “mesário”, ou na plataforma de Ensino Á Distância(EAD), ofertado pelo Tribunal Superior Eleitoral(TSE).

Já para os administradores de prédios, o treinamento envolve duas turmas, com atividades nos dias 14 e 15 de setembro.

Em tempo: o administrador de prédio organiza o local de votação, orienta eleitores e presta auxílio às seções eleitorais, entre outras funções.

FUNÇÕES DO MESÁRIO

O mesário pode substituir o presidente da mesa e também localiza o nome do eleitor no caderno de votação e pega sua assinatura, dita o número do título ao presidente, entrega o comprovante de votação ou de justificativa e devolve os documentos ao eleitor, além de cumprir as demais obrigações que lhes forem atribuídas.

BENEFÍCIOS

O mesário ou mesária tem direito a dois dias de folga no serviço para cada dia trabalhado e mais dois pelo treinamento e ainda recebe tíquete-alimentação no dia do pleito.

TREINAMENTO TAMBÉM PARA BARRAR CELULAR NA CABINE DE VOTAÇÃO

O Tribunal Superior Eleitoral(TSE) aprovou nova resolução para a eleição deste ano que impede o eleitor de votar caso ele se recuse a deixar o aparelho de celular desligado e fora da cabine de votação. Apenas o eleitor irá entrar na cabine para votar.

Em Colatina, os mesários também serão treinados com foco sobre a resolução e as explicações de como orientar os eleitores. Segundo Nummila Ribeiro, chefe do cartório, os mesários não irão ficar com o aparelho. O celular será colocado em uma cadeira ao lado da cabine de votação pelo próprio eleitor ou eleitora.

“Vamos colocar uma cadeira ao lado da cabine para o eleitor deixar o celular desligado, à vista dos mesários. O eleitor mesmo deixará o aparelho em cima da cadeira. Em seguida, ele entra na cabine, vota e ao sair já pega de volta o celular dele”, afirmou Nummila.

Em caso de situação extrema, na qual a pessoa que for votar se recusar a entregar o aparelho e provocar algum tipo de confusão na seção eleitoral, mesários têm autonomia para acionar a polícia.

ARMAS

O TSE também aprovou a proibição de porte de arma a 100 metros dos locais de votação. A regra afirma que quem estiver com arma, “não poderá adentrar sem ordem judicial ou do presidente da mesa receptora nas 48 horas que antecedem o pleito e nas 24 horas que o sucedem, exceto nos estabelecimentos penais e nas unidades de internação de adolescentes”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido