Pesquisa Ipec segundo turno: Casagrande tem 49% para o governo do Espírito Santo; Manato tem 40%

A primeira pesquisa eleitoral feita pelo Ipec a pedido da TV Gazeta no segundo turno das eleições 2022, divulgada nesta sexta-feira (21), mostra o atual governador, Renato Casagrande, na frente na disputa ao Governo do Estado do Espírito Santo com 49% das intenções de votos. O ex-deputado federal Carlos Manato, tem 40%.

Entre os eleitores entrevistados, 4% declararam que votariam em branco ou anulariam o voto. Os 6% estão indecisos ou não responderam. Os percentuais se referem a pesquisa estimulada, quando uma lista com os nomes é apresentada ao entrevistado.

VOTOS VÁLIDOS

Considerando apenas os votos válidos, que exclui a menção aos votos brancos, nulos ou indecisos, Casagrande tem 55% e Manato tem 45%.

Essa é a metodologia usada pela Justiça Eleitoral para a totalização dos resultados, contabilizando apenas os eleitores que comparecem para votar e efetivamente votam em algum candidato, ou seja, não anulam e nem votam em branco.

ESPONTÂNEA

Na pesquisa espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados previamente aos entrevistados. Casagrande tem 43% das intenções de votos e Manato tem 35%. Os entrevistados que disseram que votariam branco ou nulo somam 5%.

PESQUISA ESTÁ REGISTRADA NA JUSTIÇA ELEITORAL

A pesquisa eleitoral TV Gazeta/Ipec foi realizada entre os dias 19 e 21 de outubro, com 800 entrevistados em 29 municípios. Nível de confiança utilizado é de 95% e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram realizadas entrevistas pessoais por amostragem com a utilização de questionário elaborado conforme os objetivos da pesquisa.

As pessoas foram selecionadas para as entrevistas de acordo com as proporções na população de grupos de idade, sexo, instrução e atividade econômica. 

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), sob o protocolo ES-04994/2022, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-04574/2022.

ES FALA: informação A Gazeta.    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido