Estudante acha perereca em refeição do Ifes Itapina em Colatina 

Um estudante encontrou uma perereca em uma folha de alface durante refeição oferecida por uma empresa terceirizada que presta serviços ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), no campus do distrito de Itapina, em Colatina.

A situação foi registrada na última terça-feira (25). 

Após o ocorrido, a instituição foi procurada e informou, por meio de nota, que notificou a empresa responsável pela preparação dos alimentos. Por força legal, a empresa tem 5 dias para apresentar as explicações devidas e eventuais soluções.

O Ifes afirma que as refeições no campus são preparadas e fornecidas por empresa terceirizada. Uma equipe da unidade, formada pelos servidores responsáveis pela fiscalização do serviço prestado, foi designada para analisar o contrato e tomar as medidas cabíveis. Entre essas medidas, poderá ocorrer a aplicação de multa, a suspensão, ou até mesmo a rescisão unilateral do contrato.

“O Campus Itapina assumiu e mantém o compromisso de fornecer alimentação a seus estudantes, que é um direito básico garantido pela Constituição. Devido aos sucessivos cortes orçamentários dos últimos anos, a solução encontrada pelo campus para conseguir manter seu restaurante funcionando foi a terceirização. Ao mesmo tempo, não será conivente ou tolerante com falhas cometidas pela empresa contratada e aplicará as sanções contratuais que forem necessárias para garantir a qualidade e a segurança do alimento, o que inclui a possibilidade de rescisão”, disse a nota. 

A unidade possui em torno de 1.200 alunos matriculados e são servidos, diariamente, cerca de 1.050 lanches (café da manhã, lanche da tarde e lanche da noite) e 900 refeições (almoço e janta). O campus está localizado em área rural do município de Colatina e não há, nos arredores, opções de alimentação para a comunidade acadêmica, estando a alternativa mais próxima distante cerca de 8 quilômetros do campus.

Por fim, o campus pondera que a suspensão ou a rescisão contratual, neste momento, acarretará prejuízos aos estudantes e às atividades letivas de ensino, pesquisa e extensão, uma vez que um novo processo de contratação requer um rito processual cuja tramitação tomará de três a seis meses e, neste período, o campus precisaria interromper as aulas e todo o calendário acadêmico.

ES FALA: informação e imagem crédito Folha Vitória.

4 respostas

  1. Estranho. É até difícil de acreditar. Já fiz merenda em escola. Alguns alunos mal intencionados sempre pregavam algumas peças para nós chamar atenção. Desde a fio de cabelo atravessando os pratos a pedras de ferrovias. Sem contar, que entupiram os vasos com maçã, papel higiênico, passava merda com os dedos no banheiro da escola, defecavam dentro da lata de lixo do banheiro. Achei estranho o pequeno animal perto do feijão, que normalmente não devia estar tão frio. Mas, cada caso, é um caso. E deve ser averiguado. Mas, que alguns fazem de tudo pra estragar nosso trabalho mesmo que os tratemos bem e fazemos as coisas com amor. Já comi no IFES várias vezes. Comida bem feita, saborosa e muito higienizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido