Detran-ES anuncia fraude em quase 200 habilitações no Estado

Uma denúncia anônima levou o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) a descobrir uma fraude em quase 200 processos de habilitação no Estado. Dois servidores do órgão envolvidos no esquema foram exonerados.

Além de alterar 179 resultados de provas práticas de trânsito, os dois também fraudaram 30 processos administrativos de suspensão e cassação do direito de dirigir de condutores.

O diretor do Detran-ES, Givaldo Vieira, informou que disponibilizou à Polícia Civil (PC-ES) e ao Ministério Público (MPES) uma série de documentos para que esses órgãos deem andamento a uma investigação sobre fraude identificada no período entre 15 de agosto e 07 de outubro de 2022.

A identificação das práticas ilícitas foi possível devido ao fato de o sistema do Detran ser totalmente auditável, já que guarda todas as informações, incluindo a matrícula de usuários responsáveis pela fraude.

Além de exonerados,  foi aberto processos administrativos disciplinares contra os servidores envolvidos.

O Detran-ES informou ainda que foram bloqueados os prontuários de todos os condutores identificados que tiveram os resultados alterados e reabertura dos processos de suspensão e cassação de CNH que foram interrompidos indevidamente.  

O Detran|ES reforça que repudia veementemente os atos praticados neste caso e que não representam a conduta do órgão. Além disso, orienta os cidadãos para que não se submetam a facilidades ao contratar serviços que não sejam condizentes com os procedimentos legais, o que evita que não se envolvam em algo ilícito e que não tomem prejuízo. É fundamental que, ao identificar situações ilegais, seja feita denúncia à Ouvidoria-Geral do Estado para que o Detran tome as devidas providências.  

“O órgão acrescenta que seguirá colaborando com as investigações da Polícia Civil e do Ministério Público, e que tem investido fortemente na modernização de seus sistemas, no que diz respeito à segurança, transparência e fiscalização de todos os procedimentos de trânsito”, afirmou em nota.

ES FALA: imagem crédito ES Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido