Colatinense na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados

O coordenador da bancada federal capixaba, deputado federal Da Vitória (Progressistas), foi reconduzido pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas/AL), à presidência do Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara Federal. Trata-se do único parlamentar do Estado na Mesa Diretora do Parlamento. E quais são as implicações disso?

O Cedes, como é conhecido o órgão ao qual Da Vitória presidente, é responsável por realizar estudos com temas definidos para embasar projetos legislativos. É pano de fundo para reforçar o prestígio que o capixaba possui.

Desde a eleição de Lira, Da Vitória tem estado muito próximo do parlamentar mais influente e poderoso do Brasil. Pelas boas relações, o capixaba conquistou a relatoria, que é designada pelo presidente da Câmara, do projeto que prorrogou até 2032 os incentivos fiscais, fato que beneficia diretamente o Estado.

O Estado, pelo tamanho da bancada, tem dificuldades de conquistar grandes espaços no Parlamento. Uma melhor relação com a presidência é um caminho para ter maior proximidade com o presidente da Câmara, que é quem pauta os projetos a serem votados e cede participação nos debates. Isso é fundamental, especialmente, no casos que dizem respeito ao Espírito Santo.

Com este papel, há um reforço no trânsito da gestão capixaba em Brasília. Da Vitória, então, faz o dever de casa, juntamente com os demais parlamentares, no Legislativo. Assim sendo, há mais facilidade para que o governador Renato Casagrande (PSB) e o vice-governador Ricardo Ferraço (PSDB) possam se concentrar nas agendas estruturantes com os ministérios e a Vice-presidência e a Presidência da República. Lembrando que Geraldo Alckmin, ex-tucano, é filiado ao PSB.

Por ora, as perspectivas para o Espírito Santo, na nova gestão presidencial e no Congresso, são melhores do que na época de Jair Bolsonaro (PL).

*O que faz*

Pelo Cedes, Da Vitória coordena estudo, que está na fase final de elaboração, sobre Retomada Econômica e Geração de Emprego e Renda no Pós-Pandemia. Há inclusive projeto já protocolado com propostas levantadas nos debates realizados. Sob a presidência dele foram lançados, no ano passado, dois estudos: Tecnologia na Educação e o outro foi Modelo de Atenção Primária à Saúde.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido