De botão do pânico a videomonitoramento: Prefeito Guerino lança pacote de segurança para as escolas municipais de Colatina

O prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi, anunciou na manhã de ontem, terça-feira (11) medidas para reforçar a segurança nas escolas municipais.

CÂMERAS DE VIDEOMONITORAMENTO

A partir de agora, todas as instituições de ensino da rede pública municipal terão sistema de videomonitoramento. As câmeras serão instaladas em locais estratégicos de cada unidade escolar.

BOTÃO DO PÂNICO

Além disso, a Prefeitura vai instalar botão do pânico nas escolas. A instalação do equipamento vai ser feita de maneira gradual, priorizando localidades com maior índice de violência.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Coronel Daltro Ferrari, o botão do pânico é uma ferramenta que direciona a denúncia para o canal competente.

RONDA ESCOLAR

A ronda escolar feita pela Guarda Municipal também será intensificada de maneira mais efetiva e estratégica em parceria com a Polícia Militar. “O objetivo é distribuir por toda cidade os nossos agentes de segurança para que a população fique tranquila ao levar seus filhos nas escolas”, disse o secretário de Segurança Pública Coronel Daltro Ferrari.

PARCERIA COM DIRETORES

As medidas de reforço na segurança das escolas foram anunciadas durante um encontro para debater o tema com os diretores de todas as escolas da rede municipal.

O prefeito Guerino Balestrassi ressaltou a importância de envolver a comunidade escolar nas ações de segurança. “Não tem solução fácil. O tema é amplo e necessário. Mas se a gente estiver junto, podemos criar caminhos eficientes e garantir a segurança de todos”, completou o prefeito.

Ao final do encontro, uma comissão de Segurança nas Escolas foi criada. Segundo o secretário de Educação Cidimar Andreatta o objetivo é trazer para essa comissão todas as questões que envolvem a segurança dos alunos e professores. “Vamos conhecer de perto a necessidade de cada um e traçar um plano de ação”, disse Cidimar.

Em Colatina, são 87 escolas municipais entre ensino infantil e fundamental, e todas receberão todos as medidas para reforçar a segurança. São mais de 15 mil alunos matriculados.

6 respostas

  1. Mediante pressão psicológica a todos nós pais, e também para com nossos filhos ,acho importante ter palestras nas escolas sobre violência e também apoio psicológico para nossas crianças.

  2. A educação não é um processo isolado pertinente e de responsabilidade exclusiva da escola, mas uma metodologia que envolve todos segmentos da sociedade, e ela tem seu embrião no berço familiar, onde a criança aprende os primeiros valores para a construção de seus juízos e preceitos morais para a convivência harmônica com seu próximo na sociedade, como cidadão que vai conduzir os destinos da nação. É na educação de berço, no seio da família, que se encontra as primeiras aplicações pedagógicas para a construção do futuro cidadão.

  3. Concordo com o jornalista Manoel Moreira. É na família que se aprende a respeitar os outros, amar o irmão, obedecer a Deus , ser submissos as autoridades, etc… mas infelizmente é não isso que a gente tá vendo. As famílias não estão cumprindo o seu papel na educação dos filhos, principalmente a educação religiosa, que é importantíssima no seio familiar.

  4. Isso n vai resolver em nada senhor prefeito, até a polícia chegar no local , o pior já pode ter acontecido.. Nós precisamos e de porta detector de metal e segurança armado em todas as escolas.. Essas crianças precisam também de acompanhamento de psicólogo nas escolas, estão cm a mente abaladas, muitos estão cm medo de ir pra aula.. Botão do Pânico n vai ajudar em nada.

  5. Concordo com a Ludmila, a solução não é tão difícil, tenho certeza que colocando detector de metais e um Vigilante armado, irá reduzir e muito os riscos de um evento desses acontecer novamente. Até porque os Vigilantes são muito bem treinados para lidar com esse tipo de situação.

  6. Botão de Pânico não resolve nada, até ser acionado para que seja enviado até à escola uma viatura o pior já aconteceu.isso é para inglês ver.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido