Casos de bronquiolite mais que dobram em Colatina neste mês de abril. Saiba como prevenir

Segue em alta os casos de bronquiolite, doença que causa inflamação nas vias respiratórias em crianças de até  2 anos de idade. Em Colatina, as internações no Hospital e Maternidade São José, mais que dobraram no mês de abril.

Febre alta e cansaço. Esses são os motivos que pais de crianças levam  menores de 3 anos para o hospital.
A bronquiolite é uma infecção nas vias respiratórias causada por um vírus e ataca principalmente crianças com menos de dois anos de idade.

A transmissão é feita principalmente por gotículas, espirros  e tosse.

De acordo com o Hospital e Maternidade São José, em fevereiro deste ano foram seis internações com a doença. Em março foram 26 internações e em em abril, até a data de hoje, dia 28, foram 54.

Se a bronquiolite não for tratada pode provocar desidratação e insuficiência respiratória levando o paciente ao quadro de pneumonia.

SAIBA MAIS

Não há nada mais preocupante do que ver nossos filhos doentes, não é mesmo? Especialmente se a criança é um bebê de menos de um ano de idade… A principal causa de hospitalização de crianças menores de um ano é a Bronquiolite

Isso mesmo, muito provavelmente você já deve ter ouvido falar nela e conhece alguém cuja criança teve a doença. Mas afinal de contas, o que é bronquiolite?

A bronquiolite é uma infecção viral, quase sempre causada por um vírus de nome muito complicado: vírus sincicial respiratório, ou VSR, para ficar mais fácil.
O VSR 

é transmitido de pessoa a pessoa, muitas vezes de adultos para as crianças, acometendo com maior gravidade os bebês no primeiro ano de vida.

Diferente do resfriado comum, a infecção acomete os brônquios bem pequenos (bronquíolos) causando a doença chamada da bronquiolite, caracterizada principalmente pela dificuldade em respirar. A inflamação pulmonar leva a uma obstrução das vias respiratórias, ocasionando tosse, cansaço e falta de ar, podendo também apresentar febre.

Quando a dificuldade respiratória é grande, por vezes se torna necessária a internação da criança e às vezes até uso de respiradores artificiais para ajudar a vencer o vírus.

Felizmente, a grande maioria das crianças têm quadros mais leves, mas na época de maior circulação do vírus (outono e inverno) os serviços de emergência e enfermarias ficam bastante lotados com crianças com os mesmos sintomas.

Alguns grupos como prematuros, aqueles que têm doença do pulmão ou coração têm risco maior de desenvolver as formas graves da doença. 

ES FALA: imagem ilustrativa/crédito MediClínica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido