ES garante estoque de insulina por um mês. Em Colatina, prefeitura mantém armazenamento regularizado

Em meio à crise para aquisição de insulina de ação rápida, usada principalmente por pacientes com diabetes tipo 1, o Ministério da Saúde anunciou a compra emergencial de 1,3 milhão de unidades do medicamento na última segunda-feira(15). Enquanto pacientes de outros estados do país enfrentam dificuldades na obtenção do medicamento, o Espírito Santo garante um estoque suficiente para atender a demanda no estado por cerca de 30 dias. Atualmente, 1.073 pessoas retiram a insulina nas 14 unidades da Farmácia Cidadã.

Diante das dificuldades relatadas por pacientes de outros estados, o Ministério da Saúde abriu um processo aquisitivo de caráter emergencial para suprir a demanda nacional. Essa medida visa garantir o fornecimento contínuo de insulina para as pessoas que dependem desse medicamento para controlar sua condição de saúde.

Além disso, a Secretaria da Saúde do Espírito Santo(Sesa-ES) também se antecipou e abriu um processo aquisitivo próprio para atender a demanda do estado, caso o processo emergencial do Ministério não se concretize. A intenção é garantir que os pacientes capixabas não sejam afetados pela possível escassez do medicamento.

PREFEITURA DE COLATINA MANTÉM ESTOQUE REGULARIZADO NAS FARMÁCIAS DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Colatina informa que as Unidades Básicas de Saúde que possuem farmácias mantêm o estoque de insulina regularizado, sem risco de desabastecimento. A Farmácia Básica Municipal também está com quantidade normal, tanto em frasco ou caneta. A orientação é para que a população mantenha a calma e evite tumultos nas Unidades Básicas de Saúde, pois o estoque de insulinas está normalizado nas farmácias municipais.

Para retirar o medicamento nas Unidades Básicas de Saúde, o cidadão precisa comprovar residência no município, apresentar documento com foto e também o cartão e receita médica do Sistema Único de Saúde(SUS). As informações foram passadas por Rodolfo Barbosa Boone, coordenador da Assistência Farmacêutica de Colatina.

Vários tipos de insulina estão disponíveis no SUS e a principal diferença entre elas é o tempo de ação no corpo humano. A Insulina Humana NPH possui uma ação mais lenta, que começa a fazer efeito entre duas e quatro horas após sua aplicação. A Insulina Regular começa a agir 30 minutos após a aplicação. Já a Insulina Análoga de Ação Rápida atua no organismo cerca de 30 a 60 minutos depois de ser aplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido