Dia Nacional do Turismo: Conheça São Pedro Frio, a “Suíça Colatinense”

Imagine um paraíso onde o termômetro se recusa a subir, a brisa é sempre fresca, as montanhas se perdem de vista e a natureza se destaca com suas cores e formas. Agora imagine tudo isso em meio à fervura tropical de Colatina, conhecida popularmente por “Calortina”. Impossível? Não se você estiver em São Pedro Frio, o distrito de Colatina que desafia as expectativas climáticas.

Apelidada de “Suíça Colatinense” devido ao seu clima ameno e as altas montanhas, São Pedro Frio impressiona por ter uma temperatura média até 5 graus menor do que a de Colatina, sendo um destino perfeito para aqueles que buscam uma fuga do calor.

Durante o inverno, a temperatura pode cair significativamente, criando um clima que, embora atípico para a região Noroeste do Espírito Santo, é bastante comum nas áreas montanhosas do estado. A discrepância climática surpreende os visitantes, que chegam a São Pedro Frio em busca fugir da rotina e se conectar com a natureza.

Situada a apenas 40 quilômetros do centro de Colatina, São Pedro Frio tem muito mais a oferecer do que apenas um clima agradável. A região é rica em atrações naturais, incluindo o Mirante de São Pedro Frio, de onde se pode admirar as belezas naturais do distrito, e a Pedra da Baleia, um espetáculo geológico que não pode ser deixado de lado.

Além das maravilhas naturais, os turistas têm a oportunidade de saborear a culinária local, com pratos típicos da roça, e respirar o ar puro das montanhas. É impossível não se encantar com as belas paisagens e cachoeiras que se apresentam ao longo do caminho, com remanescentes da Mata Atlântica, quaresmeiras e samambaias embelezando o trajeto.

Portanto, se estiver em Colatina, não deixe de visitar o seu próprio pedaço da Suíça Brasileira: São Pedro Frio. Afinal, quem disse que não é possível encontrar um clima ameno em plena “Calortina”?

ROTAS TURÍSTICAS E GASTRONÔMICAS

O sol poente no horizonte de Colatina já foi até tema de samba enredo e as belezas naturais da Princesinha do Norte não passam despercebidas. Às margens do Rio Doce existe história, economia, artesanato, gastronomia e muita cultura italiana, alemã e polonesa que marcam a cidade.   

A menos de 200 quilômetros de Vitória, Colatina é agora mais uma opção para quem busca o turismo de experiência. São rotas que agradam a todos os gostos.

O prefeito da cidade, Guerino Balestrassi, conta sobre essa mistura de culturas e personalidades importantes que fazem parte da história da região, como o escritor Graça Aranha. “Nós temos a imigração alemã e italiana em Colatina. Vamos fazer o roteiro Paul de Graça Aranha. O escritor do Canaã foi para a região de Marilândia, que é de Colatina, e ficou atolado. Paul significa brejo, então, ficou o nome Paul de Graça Aranha. Existe todo um destaque de história, base familiar, cultural e o associativismo”, conta.

PEREVECA

A Rota da Pereveca é para aqueles que queiram conhecer a culinária alemã. Pereveca é um pão recheado com doce de banana, amendoim e com um toque de cachaça. A rota fica localizada na região turística entre os distritos de Baunilha e Boapaba.  

CAPELETE

Ainda no roteiro gastronômico, existe o Caminho do Capelletti, culinária tradicional da imigração italiana. O evento leva os participantes para percorrer cerca de 25 km no trajeto entre o Centro da cidade e o distrito de Itapina, onde se encontram os principais produtores de capelletti. Na chegada, música e atrações culturais esperam os participantes.  

FLORES

Para aqueles que queiram conhecer mais sobre a história de Colatina, uma boa pedida é a Rota das Flores. O trajeto começa em Itapina e vai até Santa Joana. Durante a caminhada, é possível visitar sítios históricos, o Cemitério Indígena, conhecer produtos locais, antiguidades e adquirir flores e mudas de plantas. No caminho, quem se aventurar na rota poderá observar a árvore centenária, de mais de 500 anos, em Santa Joana.

SÃO PEDRO FRIO

Para finalizar, uma surpresa: Colatina não possui sol e calor o ano todo. A Rota de São Pedro Frio pode surpreender. É a região das montanhas, que fica a 40 quilômetros do centro. A rota é uma ótima pedida para respirar ar puro, curtir as belezas naturais com dezenas de sítios e saborear a culinária da roça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido