No Dia do Motociclista, Detran-ES realiza ações educativas no trânsito em Colatina

Em alusão ao Dia do Motociclista, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) realizou, nesta quinta-feira (27), uma grande ação integrada, denominada “Moto e Vida em Ação”, com foco educativo, destinada aos motociclistas em vias nas cidades de Colatina, Guarapari, Linhares e São Mateus.   

Equipes de educação do Detran|ES e da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Polícia Rodoviária Federal (PRF), além de agentes de trânsito dos municípios e parceiros, como Eco101, fizeram abordagens educativas aos condutores, principalmente entregadores. O objetivo foi reforçar a importância da adoção de condutas mais seguras no trânsito para preservar a vida dos motociclistas e a de todos nas vias.   

A ação também contou com a parceria de instituições ligadas à área da saúde, como secretarias municipais de Saúde, o Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde de Linhares e a Unimed de Colatina, além de instituições de ensino, como a Escola Técnica de Linhares (Cetec) e a Faculdade Vale do Cricaré de São Mateus. Também participaram concessionárias Honda dos municípios, que deram orientações relacionadas à manutenção preventiva e corretiva dos veículos, essencial para prevenir acidentes provocados por problemas mecânicos ou pela má conservação da motocicleta.  

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, reforçou a importância da ação educativa, principalmente com os motociclistas. “Esse é um público que representa 50% das mortes em acidentes de trânsito no Estado, já tendo chegado a 198 vítimas fatais só no primeiro semestre deste ano. Então, nesta quinta-feira (27), no Dia do Motociclista, nós reforçamos nossas atividades com o projeto ‘Moto e Vida em Ação’ para sensibilizar os motociclistas sobre os cuidados necessários no trânsito”, ressaltou.   

Algumas precauções podem ser tomadas para evitar acidentes graves no trânsito, como o uso de capacete, responsabilidade na hora de ingerir bebidas alcoólicas para não dirigir depois e manter-se dentro do limite da velocidade. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o descumprimento desses fatores é o maior agravante de acidentes no trânsito.

DETRAN-ES DÁ DICAS PARA MELHORAR A SEGURANÇA DOS MOTOCICLISTAS NO TRÂNSITO:

Capacete – Obrigatório para piloto e garupa. Minimiza as chances de ferimentos graves em um acidente. Deve estar devidamente fixado à cabeça, preso ao queixo por meio da cinta, sem folgas, e com a viseira totalmente abaixada. Na ausência dela, será necessário usar óculos protetor específico (não vale óculos com lentes corretivas ou de sol). Precisa ter o certificado pelo Inmetro e deve ser aposentado sempre que receber forte impacto ou estiver com a altura da espessura da espuma do forro interno diminuída, o que compromete a proteção. 

Calçados e roupas resistentes – Por andar mais exposto, usar vestuário com tecido mais grosso protege melhor o motociclista e pode evitar lesões. Proibido chinelos ou sandálias. Existem também coletes refletivos para sobrepor às roupas comuns e tornar o motociclista mais visível na via, principalmente à noite. O uso de luvas nas mãos também é indicado.

Uso do celular – O celular pode ser utilizado como GPS, desde que acoplado por meio de suporte no guidão da moto. Contudo, só pode ser manuseado quando o veículo estiver estacionado e com o motor desligado. Nada de colocar o celular dentro do capacete para atender ligação, nem mesmo utilizar fones de ouvidos para ouvir músicas no deslocamento.  

Trafegar no corredor – A legislação federal de trânsito não proíbe a circulação de motos nos chamados corredores. Porém, o piloto precisa guardar distância segura lateral e frontal de 1,5m em relação aos demais veículos, além de considerar a velocidade e as condições do local, da circulação, do veículo e as climáticas. Vale o alerta: cuidado redobrado nesta situação, pois o motociclista corre o risco de não ser visto pelos demais motoristas, principalmente se estiver entre veículos grandes, e se envolver em acidentes. 

Ultrapassagem à direita – Nunca! Os motoristas de carros não esperam essa atitude e isso aumenta o risco de colisão. A ultrapassagem deve ser feita em locais permitidos pela sinalização e pela esquerda, exceto quando o veículo a ser ultrapassado estiver na faixa apropriada e sinalizando o propósito de entrar à esquerda.

Antena corta-pipa – É de extrema importância para a vida do motociclista, pois impede o contato direto da linha cortante da pipa com o pescoço do piloto. Todo cuidado é válido! 

Buzina só na hora certa – Deve estar restrita apenas a situações necessárias para advertir pedestres e condutores de outros veículos, dando um simples toque. 

ES FALA: imagem crédito Pixabay

Uma resposta

  1. Só o Detrans mesmo para dar uma orientação pois a guardar de trânsito de colatina só sabe multar mais nada orientação nada

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