Dono de academia de Colatina explica situações que provocam acidentes idênticos ao do Ceará

A procura por treinamento de musculação em academias tem se  tornado uma tendência em todo o Brasil. Para se chegar aos efeitos desejados no corpo e na mente, é necessário saber como evitar lesões. No entanto, a utilização de aparelhos, ainda que seja feita em um ambiente controlado, com a presença de profissionais, pode  apresentar riscos. Como é possível observar no caso do cearense Regilâneo da Silva Inácio, de 42 anos, que teve um deslocamento da coluna após um acidente com um aparelho de 150 kg. 

O fato chamou atenção dos alunos das academias que realizam este tipo de exercício quase diariamente. O questionamento é se os equipamentos disponíveis para a atividade física estariam com a manutenção em dia e com travas de segurança que garantisse a segurança dos alunos.

A preocupação também já chegou à Colatina, já que por aqui milhares de pessoas frequentam estes espaços de musculação, fazendo exercícios em máquinas semelhantes à que provocou o acidente no Ceará.

Sobre o assunto, o Portal de Notícias ES Fala conversou com Leonardo Cassaro, proprietário da Academia Aqua Fitness, localizada na rua Frederico Botan, no bairro Honório Fraga. Ele confirmou que é comum sua academia realizar a manutenção preventiva periódica de seus equipamentos, a fim de garantir a segurança dos alunos e também dos instrutores. No caso da Aqua Fitness, Leonardo contou que ele e uma outra pessoa reparam os aparelhos sempre que necessário.

Explicou que alguns equipamentos já vêm de fábrica com travas de segurança, sobretudo os mais modernos e de boa qualidade. O problema é que nem sempre as academias conseguem  adquirir os aparelhos mais novos.

Quanto às situações que podem provocar acidentes semelhantes ao do Ceará, Leonardo aponta três possíveis situações: a primeira seria a falta de orientação ou de acompanhamento do instrutor. A segunda é a qualidade do aparelho, e a terceira situação, que é uma das mais preocupantes, seria a do aluno não seguir as orientações do instrutor na utilização de cada equipamento, a fim de evitar acidentes.

Quanto à situação de Regilâneo, vítima do acidente no Ceará, a lesão provocada pelo aparelho foi complexa e atingiu uma vértebra, o que pode comprometer as funções motoras e sensitivas. Ele já passou por cirurgias, está estável, mas de acordo com a família, os médicos estimaram apenas 1% de chance de voltar a andar, devido à gravidade da lesão.

Uma resposta

  1. Olá, realmente lamentável o acidente ocorrido com o aluno. Difícil dizer o que pode ter acontecido. Sou professor em academia exercendo a profissão a 30 anos e posso afirmar que na maioria das vezes, os acidentes acontecem por que o aluno (a), deixou de dar atenção, ou de observar os devidos cuidados. Nossa obrigação como profissionais é educar, ensinar e mostrar ao aluno, como funciona determinado aparelho, assim como as travas de segurança de cada estação de treino. No entanto, o que tenho observado por parte dos alunos é um certo desdém com a sua própria segurança e o que é pior, com a segurança dos outros que estão ao seu redor.
    Muitos usam os aparelhos e não desmontam as máquinas e não guardam as anilhas em seus devidos lugares. Muitos ainda, quando terminam de usar certo aparelho, não observam se estão devidamente travados, não dando importância a segurança dos demais alunos. O uso desnecessário do celular durante uma seção de treino, pode muito bem desviar a atenção na hora de usar um aparelho ou sair dele, uma trava mau colocada ou mau encaixada em um leg press, por exemplo, pode sim causar um acidente grave, pois, qualquer esbarrada que alguém der ali, a trava pode se desprender e cair sobre um aluno desavisado.
    Não canso de avisar os alunos “preste atenção no que está fazendo!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido