Vídeo: vereador de Colatina mostra a possível qualidade da água fornecida pelo Sanear no município

O vereador colatinense, ferreirinha (PL), gravou um vídeo, que segundo ele, a água fornecida pelo Sanear contem sedimentos, e isso, o fez cobrar uma resposta do Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental (Sanear).

O parlamentar que se diz apreensivo com as crianças, e demais profissionais da rede de ensino, tem instalado com recursos próprios, filtros de água magnetizada em creches da rede pública municipal, esse purificador, segundo o vereador, tem a capacidade de sedimentos e boa parte de metais pesados da água.

Nos últimos meses, o Ministério Público chegou a pedir a suspensão do fornecimento de água no município, mas a autarquia afirmou que monitora constantemente a qualidade da água e que a mesma está própria para consumo.

Na sessão da última quarta-feira (23) em plenário, o vereador apresentou um vídeo mostrando a retenção de sedimentos na água fornecida pelo Sanear. Essa fala, teve uma repercussão muito forte em Colatina e região.

Ele esteve presente na creche Carlos Roberto Menegati, em São Silvano, para fazer a retro lavagem, o purificador foi instalado no dia 13 de Julho.

No vídeo é possível observar a sujeira que o purificador conseguiu reter no período.

Ele finalizou dizendo que precisa de uma reposta do órgão, em relação à qualidade da água fornecida para a população. O vereador afirma que não é de boa qualidade.

O QUE DIZ O SANEAR

O mais importante aqui é destacar que o SANEAR realiza análises periódicas na saída do tratamento e na rede de distribuição para assegurar que a água que sai da estação de tratamento chegue as residências dentro dos padrões estabelecidos. Tudo isso é feito de acordo com a portaria vigente e os resultados são encaminhados a vigilância sanitária. Inclusive, a vigilância sanitária também possui um controle próprio, independente do SANEAR.

A sujeira que aparece no vídeo, trata-se de material em suspensão, que é medido através do parâmetro chamado turbidez. A portaria diz que o valor máximo permitido para turbidez é de 5,0 NTU. A tabela abaixo estão as médias de turbidez das análises realizadas na rede de distribuição em 2023.

Mês jan/23 fev/23 mar/23 abr/23 mai/23 jun/23 jul/23 ago/23
Turbidez (NTU) 0,93 1,10 0,91 0,84 1,02 0,63 0,60 0,64

Pode-se notar que os valores médios estão bem abaixo do valor máximo permitido. A questão é, que mesmo após o devido tratamento, nem todo o material suspenso é removido, mas o importante é que a turbidez esteja dentro dos padrões como foi mostrado na tabela acima. Desta forma, ao se instalar um filtro pequeno, em uma escola onde o consumo de água é elevado, sendo este filtro lavado somente uma vez por mês, é de se esperar que haja este acumulo de material retido.

Desta maneira, podemos realizar uma coleta de água na Escola Carlos Roberto Menegatti, para realizar as análises e apresentar os resultados a fim de que a situação seja esclarecida.

VEJA TODA A DOCUMENTAÇÃO:

https://colatina-es.portaltp.com.br/consultas/documentos.aspx?id=188

SIGA O INSTAGRAM DO PORTAL DE NOTÍCIAS ES FALA: @esfalaoficial

3 respostas

  1. Até que fim , um * representante público* que se preocupa com à população colatinense ! A situação da água do rio doce está inaceitável , e *Muitos* tem coragem de fala que a água está apropriada para consumo . PARABÉNS VEREADOR FERREIRINHA , ESSE SIM SE PREOCUPA COM A POPULAÇÃO 👏🏻

  2. Sou do bairro Honório Fraga, limpei minha Caixa d’água esse ano 3 vezes, a última vez foi dia 21/08, o fundo estava com sedimentos avermelhado igual a foto dessa matéria, dia 26/08 abri a caixa d’água e já começou a se formar sedimentos novamente.

    1. Muito bom saber que temos alguém que se preocupa com o bem estar e saúde da população e que usa os próprios recursos pra proporcionar qualidade de vida para nossos pequenos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido