Governo do Estado: Hospital Estadual Silvio Avidos comemora 74 anos de história 

O Hospital Estadual Sílvio Avidos é referência em saúde na região noroeste do Espírito Santo há 74 anos, completados nesta segunda-feira (11). Inaugurado em 1949 e instalado em um prédio de arquitetura neocolonial na cidade de Colatina, a unidade não ficou parado no tempo e inova nos processos de gestão hospitalar.

A comemoração de aniversário, de acordo com o diretor-geral do hospital, Almiro Schimidt, vai contar com bolo e uma celebração ecumênica para servidores e usuários da unidade.

Ao longo de décadas, o hospital passou por diversas reestruturações para atender à crescente demanda de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O Silvio Avidos é referência em Urgência e Emergência e Traumatologia para 18 municípios da região Central do Espírito Santo, além de atender parte da demanda do sul da Bahia e leste de Minas Gerais.

No entanto, como explica Almiro Schimidt, a estrutura histórica da unidade tem limitações para a expansão, por isso, durante o Planejamento Estratégico 2023-2026 realizado neste ano, o governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou a construção de um novo hospital estadual em Colatina, com 260 leitos. A Secretaria da Saúde (Sesa) processo de definição da área para a construção.

Para otimizar os recursos disponíveis, o Silvio Avidos recebe diversos projetos de inovação na gestão hospitalar, por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação na Saúde (ICEPi), inseridos no Programa de Gestão do Acesso e da Qualidade da Assistência nas Redes de Atenção à Saúde (PGAQ).

“Investimentos na melhoria contínua dos nossos processos resultam em melhor atendimento, diminuição do tempo de permanência hospitalar e aumento da possibilidade de recuperação. Nós primamos pelo atendimento humanizado e célere”, destacou Schimidt.

Eficiência

Como parte da otimização no processo de gestão que começou a ser implementada no hospital em 2019, três projetos do PGAQ estão em funcionamento na unidade: o Núcleo Interno de Regulação (NIR), que otimiza o acesso e giro dos leitos hospitalares para atender a um maior número de pacientes; a Medicina Hospitalista, em que o mesmo médico acompanha o paciente desde o momento da entrada até a alta hospital; e o Escritório de Gestão de Altas (EGA), que garante a alta segura do paciente, além das condições de saúde, mas também sociais, por meio de uma equipe multidisciplinar.

“Recebemos investimentos na parte da reestruturação do NIR, com capacitação e treinamento, que passou a funcionar 24 horas por dia com médicos reguladores; na Medicina Hospitalista, que trabalha de forma horizontal, de segunda a segunda, com o paciente sendo acompanhado durante todo o tratamento pelo mesmo médico; e o EGA, que completa o processo de internação”, explicou Schimidt. 

Os dados no NIR apontam que todos os pedidos de vagas no hospital, de julho de 2022 a julho de 2023, foram respondidos em menos de 2 horas, e todas as solicitações feitas no período foram aceitas. No mês de julho, o Silvio Avidos teve 605 pessoas internadas.

Além das iniciativas do ICEPi, em 2022, o Hospital Silvio Avidos também foi contemplado e passou pela capacitação do projeto “Lean nas Emergências”, do Ministério da Saúde, e executado pelo Hospital Sírio-Libanês (HSL), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), que tem o objetivo de auxiliar os hospitais para diminuir a superlotação nos setores de Urgência e Emergência.

“Hoje, nós temos um protocolo de atendimento e esse tipo de paciente não fica aguardando em macas. Por exemplo, no protocolo de Acidente Vascular Cerebral (AVC), o paciente vai direto para emergência, é examinado, medicado e isso é feito dentro do prazo, que nos traz grande sucesso dele não ter sequelas”, informou o diretor.

Com o sucesso do “Lean nas Emergências”, o hospital foi um dos dez selecionados de todo o Brasil para implementar a segunda etapa do projeto no Centro Cirúrgico. De acordo com o diretor, isso vai otimizar as cirurgias, diminuir o espaço de tempo ocioso das salas e aumentar o número de cirurgias.

Dados

Números do Hospital Silvio Avidos em agosto de 2023:

– Atendimentos nos prontos-socorros: 1.648

– Internações: 691

– Cirurgias realizadas por segmento total: 427

– Profissionais: 541 servidores, além dos funcionários de cooperativas

 – Leitos: 122 (29 UTI, 12 UCP e 81 Unidade de internação)

História

O Hospital e Maternidade Silvio Avidos teve a construção concluída em 1946 e inaugurado em 1949, por meio de uma parceria entre os governos Federal e Estadual, e a Legião Brasileira de Assistência (LBA). A unidade foi construída no Centro de Colatina, no local conhecido, na época, como “Morro das Cabritas”.

O nome Sílvio Avidos é uma homenagem ao médico Silvio Monteiro Avidos. Nascido em Cachoeiro de Itapemirim, em 1901, Avidos viveu em Colatina até a morte e ficou conhecido pela atuação no combate da malária e da febre tifoide. Foi prefeito do município de Colatina entre março e agosto de 1945, quando morreu de tifo.

Apesar do nome ainda constar “Maternidade”, o hospital não realiza mais o procedimento. Atualmente, o “Silvio Avidos” tem como especialidade traumatologia, urgência e emergência, neurologia clínica, neurocirurgia, ortopedia, vascular, anestesiologia, intensivista (UTI) e cirurgia geral.

  • Fotos históricas: Arquivo Público do ES

Uma resposta

  1. Parabens aos gestores deste hospital ,todas as vezes que eu fui do Rio de Janeiro ,eu fui bem atendido enfermeira Lisete Nascimento ,Doutor Noe e todos os funcionarios sao todos exelente,aqui no Rio nao tem um atendimento igual Colatina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido