Desvendando a ignorância: o avião que faz a ponte aérea Linhares-BH e sua relevância ignorada pelas redes sociais

No mundo das redes sociais, o voo entre Linhares e Belo Horizonte ganhou atenção com o apelido “teco-teco da Azul”, porém, por trás dessa alcunha está um herói discreto da aviação regional: o Cessna Grand Caravan. Rotulado por alguns com termos menosprezativos, esta aeronave é muito mais do que seu apelido sugere.

O robusto e eficiente Cessna é uma peça fundamental da aviação comercial, com uma trajetória de sucesso global. Fabricado nos Estados Unidos pela Cessna Aircraft, acumula mais de 19 milhões de horas de voo e mais de 3 mil unidades vendidas mundialmente.

Com um custo inicial de R$ 13 milhões, o Caravan tem capacidade para transportar até 14 pessoas, mas no Brasil, de acordo com as normas, é configurado para até 9 passageiros e dois tripulantes.

SIGA O INSTAGRAM DO PORTAL DE NOTÍCIAS ES FALA: @esfalaoficial

Na frota da Azul, 27 desses aviões, incluindo três cargueiros, desempenham um papel essencial em voos regionais de passageiros e em operações de transporte de cargas. Conectando 70 cidades brasileiras com cerca de 80 voos diários, a empresa utiliza essa aeronave para levar passageiros a mais de 150 destinos em território nacional.

SIGA O INSTAGRAM DO PORTAL DE NOTÍCIAS ES FALA: @esfalaoficial

O Cessna Caravan é um componente vital para empresas aéreas como a Azul, possibilitando operações em pequenos aeroportos pelo país, como o caso de Linhares, ampliando o acesso a diferentes regiões do Brasil.

Agora a história do “teco-teco da Azul” ganha uma nova perspectiva, mostrando que por trás de apelidos está uma aeronave confiável e essencial na aviação regional do país.

7 respostas

  1. A inveja e falta de condições é uma merda para muitos ignorantes em qualquer sentido. Bem que vou dar um passeio até BH nesse pássaro gigante um dia com todo prazer. Tenho 62 anos e sempre tive muito medo mas nesse avião não sei porque mas tenho vontade e não custa caro. Me aguardem!

  2. Tá faltando aqui na minha cidade de Colatina tem aeroporto más tem avião cadê o prefeito pra se uni com o governador casa grande pra pedi azul ums desses da azul

  3. Teco-teco não é “ignorância” , mas exatamente o q esse avião é.
    -Um teco-teco é um pequeno avião monomotor, de pouca potência, usado para treinamento de pilotos ou para cobrir curtas distâncias. A origem do nome é onomatopaica, ou seja, derivada de um som, devido ao barulho do seu motor.
    O aeroporto é um grande avanço e fará diferença na aviação comercial de produtos para exportação. Mas, na media de 900 reais pra voar até BH, é um absurdo e a viagem de trem vagão luxo por 150 reais é melhor😁

  4. Poderia usar o aeroporto de Colatina para fazer a linha Aerojac x Colatina,pelo mesmo preço que está sendo cobrado em Linhares x BH, lembrando que de Aerojac Congonhas o preço fica em torno de R$ 669.00, segue a dica

  5. O Grand Caravan é um avião monomotor turboélice de altíssima qualidade que inclusive exige dos pilotos curso específico para pilota-lo. Em condições absolutamente desfavoráveis como sua utilização no Alaska, mostra que possui um desempenho excelente e, suas milhares horas de vôo e quantidade em utilização comprovam que é absolutamente confiável e um equipamento de 1° linha, é utilizado inclusive por nossa força aérea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido