Réveillon em Colatina e região: especialistas orientam cuidados essenciais para animais de estimação diante do barulho dos fogos

A chegada do Ano Novo é um momento de celebração para muitos, mas para os animais de estimação, especialmente cães e gatos, os fogos de artifício representam uma fonte de ansiedade e medo. A queima de fogos durante o Réveillon pode se tornar um evento estressante e até perigoso para os pets, que não compreendem a origem dos estrondos repentinos.

Veterinários alertam sobre os efeitos prejudiciais que o barulho dos fogos pode causar nos animais, gerando um estado de estresse, ansiedade e até mesmo provocando acidentes quando tentam fugir ou se escondem. “Para os animais, o som dos fogos é ensurdecedor e assustador. Eles sentem um medo intenso e confusão, sem entender a origem desse barulho súbito”, explicam.

Diante desse cenário, especialistas recomendam medidas para minimizar o impacto do barulho e garantir a segurança dos pets durante as festividades de Ano Novo. Remover objetos que possam causar acidentes, como prateleiras e móveis de vidro, é uma das precauções sugeridas. Evitar móveis com quinas onde os animais possam se machucar é igualmente importante.

“Também é aconselhável manter os animais em um ambiente familiar onde se sintam confortáveis, evitando deixá-los em cima de sofás ou camas altas, especialmente se forem de porte pequeno, para prevenir possíveis acidentes ao tentarem pular”, acrescentaram.

Os tutores são orientados a não pegar os pets no colo durante momentos de medo, pois isso pode reforçar o sentimento de perigo. Em vez disso, distraí-los com brincadeiras, música suave e até mesmo técnicas como envolvê-los em um pano podem ajudar a acalmar a ansiedade.

“A presença do tutor pode proporcionar segurança e conforto aos animais. Evitar deixar os pets sozinhos durante eventos pirotécnicos é crucial. A atenção e cuidado extras nestes momentos são essenciais para proteger nossos amigos de quatro patas”, enfatizaram.

Assim, ao se preparar para receber o novo ano, os tutores são instados a considerar o bem-estar de seus animais de estimação, proporcionando-lhes um ambiente seguro e confortável durante os momentos de festividade para minimizar os impactos negativos do barulho dos fogos.

DICAS DE COMO PROTEGER O PET DE BARULHOS

Criar um ambiente seguro:

– Mantenha os animais em um local seguro e familiar, como um cômodo interno da casa, durante as queimas de fogos;
– Feche portas e janelas para reduzir o som exterior;
– Considere o uso de cortinas ou persianas para diminuir as luzes intensas e os clarões que podem assustar os animais;

Proporcionar distrações adequadas:

– Deixe brinquedos favoritos disponíveis para que os pets possam se entreter e se distrair;
– Música suave ou sons relaxantes podem ajudar a abafar o barulho dos fogos de artifício;
– Tirar fotos dele durante o barulho;

Identificação atualizada:

– Certifique-se de que a coleira de identificação do animal tenha informações corretas e atualizadas, incluindo um número de telefone para contato;
– Em casos extremos de pânico, a identificação ajuda na rápida localização do pet, caso ele fuja;

Consultar um veterinário:

– Para animais especialmente sensíveis ao barulho, consulte um veterinário para discutir opções de medicamentos ou suplementos que possam ajudar a acalmar;
– Algumas terapias comportamentais podem ser recomendadas para reduzir a ansiedade do pet;

O QUE VOCÊ DEVE FAZER:

– Esteja presente para confortar e acalmar seu pet durante os momentos de estresse.
– Evite reforçar comportamentos nervosos com excesso de mimos, mas ofereça carinho de forma tranquila e segura.
– Evite Deixar o Pet Sozinho:

ES FALA: informação ES360/imagem crédito Blog da Cobasi

Uma resposta

  1. Deveria pensar não só em cachorros mas sim em crianças portadoras do TEA que dão crises com os barulhos, devido as sensibilidades no ouvido…se preocupam mas com animais doque c as pessoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido