Vacina contra a dengue: Ministério da Saúde projeta distribuição para Colatina após o carnaval

A cidade de Colatina ainda não tem previsão para iniciar a vacinação contra a dengue, conhecida como Qdenga, após ficar fora da lista dos 20 municípios contemplados com a primeira dose. No entanto, o Ministério da Saúde sinalizou que a previsão de distribuição seja ainda em fevereiro. A vacinação contra a dengue no Brasil teve início pelo Distrito Federal.

O Ministério da Saúde optou por iniciar a vacinação pelo público entre 10 e 14 anos, pois essa faixa etária apresenta a maior taxa de ocupação nos hospitais por dengue, depois de pessoas idosas, para as quais a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) não liberou a Qdenga. O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

Com 203 milhões de habitantes, o Brasil registrou 56 mil casos de dengue nas duas primeiras semanas do ano, o dobro do mesmo período do ano passado, com seis mortos, segundo dados oficiais.

Até a aplicação da vacina, a forma mais eficaz de prevenção é o combate ao mosquito Aedes aegypti. A população pode contribuir adotando medidas simples, como verificar se a caixa d’água está bem tampada, colocar areia nos pratos de plantas, recolher e acondicionar o lixo do quintal, limpar as calhas e cobrir bem piscinas e todos os reservatórios de água.

Durante o período de 01/01 a 08/02/2024, Colatina registrou um total de 517 casos notificados de dengue, dos quais 142 foram confirmados. Esses dados, provenientes do sistema de vigilância em saúde (SUS) e do sistema de Vigilância em Saúde (VS) de 08/02/2024, destacam a relevância do combate à doença na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido