Clínicas de Colatina registram falta de vacina contra dengue

Com o crescente aumento dos casos de dengue nos últimos meses, a busca pela vacina nas clínicas particulares de Colatina tem experimentado um aumento significativo. No entanto, uma preocupação emergente se destaca: o esgotamento do estoque do imunizante em algumas dessas clínicas.

Ao consultar duas clínicas privadas nesta quinta-feira (15), ambas relataram não possuir mais doses da vacina em seus estoques. Esse cenário reflete a crescente demanda por proteção contra a doença, especialmente após o anúncio do aumento no número de infectados nos meses de janeiro e fevereiro.

Uma das clínicas afetadas por essa escassez é a Imuniclin, especializada em vacinação, localizada no Edifício Dário Neto, na rua Santa Maria, no Centro da cidade. Segundo relatos da atendente Vanilda, as doses se esgotaram em fevereiro devido à alta procura. No entanto, ela assegura que a clínica está aguardando um novo lote e em breve terá mais doses disponíveis para atendimento.

Desde o ano anterior, as vacinas contra a dengue estão disponíveis nas clínicas particulares de Colatina, com preços que podem chegar a quase R$ 500 por dose. A vacina QDenga, aprovada pela Anvisa em março de 2023 e disponibilizada para venda em julho do mesmo ano, é uma das opções oferecidas. Sua eficácia global contra a infecção varia entre 60% e 80%, enquanto sua eficácia contra formas graves é ainda mais alta, situando-se entre 85% e 90%.

A QDenga, destinada a pessoas entre 4 e 60 anos, requer a administração de duas doses com um intervalo de três meses entre elas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido