Pesquisadores descobrem três espécies de formigas do gênero Cylindromyrmex em cidades da região

Após registros em 13 municípios do Espírito Santo, incluindo Santa Teresa, Vila Valério, Sooretama, Linhares, São Roque do Canaã, Pancas, Itaguaçu, Santa Maria de Jetibá, Domingo Martins, Santa Leopoldina, Alfredo Chaves, Guarapari e Itapemirim, a distribuição de três espécies de formigas do gênero Cylindromyrmex foi atualizada na Mata Atlântica.

As espécies C. brasiliensis, C. brevitarsus e C. longiceps foram identificadas pela primeira vez no estado capixaba, conforme relatado em um artigo publicado na revista internacional “Sociobiology” em 26 de fevereiro. O estudo foi conduzido por três pesquisadores do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA): Jorge Souza, Ricardo Vicente e Pedro Bartholomay.

A coleta dessas espécies ocorreu de forma inusitada, com o pesquisador Jorge Souza coletando indivíduos no prédio onde morava, no centro de Santa Teresa/ES, e na Estação Biológica de Santa Lúcia, no mesmo município.

Os pesquisadores realizaram uma busca meticulosa nas coleções biológicas do Espírito Santo e de São Paulo, identificando 71 registros relacionados ao estado capixaba. A maioria desses registros estava depositada nas coleções entomológicas sem identificação.

As três espécies identificadas são predadoras e “inquilinas” de cupinzeiros, com um corpo cilíndrico que facilita seu comportamento críptico. Elas habitam principalmente cavidades e galhos ocos em ambientes subterrâneos.

Os registros de Cylindromyrmex indicam que 93% foram encontrados em áreas florestais, enquanto os outros 7% foram avistados em áreas urbanas, predominantemente em áreas montanhosas da região.

A coleta dessas espécies é considerada rara, ocorrendo geralmente durante os meses mais quentes e períodos chuvosos, sugerindo uma preferência por voos nupciais no verão e em áreas urbanas próximas a florestas, como observado na cidade de Santa Teresa.

ES FALA: informação ES 24H

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido