Rio Doce: pescadores reivindicam agilidade no pagamento e ocupam sede da Fundação Renova em Baixo Guandu

No município de Baixo Guandu, uma cena de protesto se desenrolou na sede da Fundação Renova, onde pescadores e pescadoras da Associação Renova do Vale ocuparam o local em busca de uma resposta rápida para o pagamento do lucro cessante referente a 2023. Este lucro cessante representa a renda da atividade pesqueira que deixaram de ganhar como consequência direta do desastre ocasionado pelo rompimento da barragem de Fundão, em Minas Gerais.

A ação foi motivada pela frustração dos pescadores com a demora na comunicação por parte da Fundação Renova. De acordo com informações fornecidas pelos próprios pescadores, a Fundação tem até o dia 31 de março para entrar em contato e apresentar uma proposta de pagamento, porém, até o momento, apenas três pescadores receberam as ligações esperadas.

Durante a ocupação, alguns pescadores relataram ter recebido ligações individuais da Fundação Renova, buscando resolver a questão de forma isolada. No entanto, o presidente da associação, Wellington Pereira de Carvalho, expressou desconfiança em relação às promessas verbais da instituição. “Até agora estão tentando nos enrolar, dizendo que vão nos dar retorno sobre o lucro cessante. Como não confiamos apenas na palavra desta empresa, só vamos sair daqui com o documento assinado pela própria fundação, por pessoas que têm poder de decisão”, afirmou Carvalho.

SIGA O INSTAGRAM DO PORTAL DE NOTÍCIAS ES FALA: @esfalaoficial

Após nove horas de ocupação e diálogo, a Associação de Pescadores e Pescadoras Renovo do Vale enviou uma lista com 24 associados que ainda não haviam recebido contato da Fundação Renova. Um acordo foi alcançado, onde ficou estabelecido que todos os pescadores receberiam uma ligação para informar o status de cada um em relação ao recebimento do lucro cessante.

Apesar das negociações, a Fundação Renova se recusou a fornecer uma comprovação por escrito do acordo, mantendo apenas a afirmação verbal dos responsáveis pelo diálogo social da instituição. O presidente da Associação expressou sua insatisfação com a falta de documentação, porém, decidiu conceder um voto de confiança à Fundação Renova.

15 respostas

  1. Nunca vi isso na minha vida,as empresas assassinas,recorrer pra não pagar os atingidos,eles não tem oq questionar e pagar nós, nosso Rio doce nunca Ms vai limpar, não quer pagar em dinheiro paga na prisão então estão deixando essa samarco fazerem oq quer cadê a justiça o juiz que não vê ISS

    1. É pq no Brasil o dinheiro compra tudo e no Brasil só tem lei prós pobre pode ver que tirão nossos direitos e deram para os políticos os 47 bilhões que vai chegar em 90 bilhões para os governos políticos municípios o juiz tirou nossos direito e deu para para os governos políticos fica outra pergunta que tem haver Brasília com o rio doce e outra tirar nosso direito e dar para os governos políticos o juiz decidiu rápido agora os nossos direitos este juiz está prendendo e engavetando mas um dia Deus vai cobrar destes julgadores segundo a bíblia aí dos corruptos pq eles não erdaram o reino de Deus.

  2. O dono do rio e o estado ou e federal,mudar de profisao,partir para outra,a empresa precisa seguir em frente,trazer empregos e beneficios aos trabalhadores e ao Brasil,produzir ,abastecer o mercado interno e exportar, gente vamos trabalhar

  3. O dinheiro na vida de muitas gentes tem sido uma coisa mentirosa…. tem gente que nunca foi pescador e tá contando mentira…. quiseram enfiar eu e meu esposo nessa mentira da, só que tem um Deus que está vendo tudo isso. Não sou contra o direito da verdade de cada pessoa, mas tem que exercer a profissão de verdade.

  4. Povo lá de Mariana q perderão tudo tem muita gente q não recebeu nada , i esse bando de bandidos de guandu aimores resplendor Valadares fica brigando, eu moro em aimores, eu não fiz eu não vivo nas custa de ninguém, Deus vai cobra de todos , uns 3 amigos meu já morreu , uns em caminhão q compro com dinheiro q não era pra ser deles

  5. Tem muitos aproveitadores querendo levar vantagem, falsos pescadores, pescadores que já não pescavam nada, o Rio Doce já estava morto antes mesmo dessa tragédia com as milhares de tonelada de lixo e esgoto que as próprias populações dos municípios despejaram há anos.
    O fato é que a Vale/BHP são empresas que acabaram de lançar enorme quantidade de minério poluindo enormemente o Rio, são responsáveis sim pelo desastre e devem pagar caro por isso, mas devem pagar aos verdadeiros prejudicados e principalmente limpar a camada que fizeram ao Rio, então o principal valor deveria ser vertido para recuperar o Rio, prejudicados verdadeiros também merecem atenção, mas o que vemos é uma maioria e bando de abutres e preguiçosos que querem viver a custa do desastre.

  6. Vc precisam pesquisar os prejuízos que esse desastre já causou e continuará causando p a saúde de toda população. Água do Rio Doce contaminada c metais pesados, tanto os peixes como as plantações usa a água para irrigação. Os metais pesados causam doenças gravíssimas,como tumores por exemplo. As gerações futuras ainda sofrerão as consequências. Pesquisem é vejam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido