Onda de calor eleva sensação térmica na Região Noroeste do Espírito Santo

A onda de calor que assola o Brasil não poupará a Região Noroeste do Estado do Espírito Santo, alertam os especialistas. Apesar de não se esperar um impacto tão severo quanto em outras partes do país, a previsão meteorológica indica que a sensação térmica será significativamente maior que a temperatura real do ar, devido à alta umidade relativa.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esta será a terceira onda de calor registrada no ano de 2024. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) prevê que as temperaturas na região Noroeste do Estado atinjam níveis consideravelmente altos entre sexta-feira (15) e terça-feira (19).

Embora os efeitos do calor não sejam tão intensos quanto em outras regiões do país, algumas cidades podem experimentar temperaturas extremas. O Incaper estima que os termômetros possam alcançar entre 36 ºC e 37 ºC nessas localidades. Essa onda de calor é atribuída à presença de uma massa de ar quente, que eleva as temperaturas ao bloquear a formação de nuvens. Esse bloqueio é resultado da atuação de um sistema de alta pressão, que força o ar para baixo, impedindo o levantamento da umidade do ar.

Em Colatina, o ápice do calor é esperado para a segunda-feira (18), quando o município poderá registrar uma máxima de 37 ºC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido