Espírito Santo aporta o maior investimento da história na sustentabilidade da cafeicultura capixaba

A cafeicultura capixaba, reconhecida como líder em diversidade e inovação, continua a impulsionar a economia do Espírito Santo com avanços significativos em sustentabilidade e tecnologia. Na última segunda-feira (18), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), assinou um aporte de recursos histórico de R$ 8,5 milhões para pesquisa e desenvolvimento sustentável dessa cultura, marcando um marco importante tanto para o estado quanto para o país.

O investimento, o maior já feito na história do Espírito Santo para a cafeicultura, foi formalizado durante uma cerimônia no Palácio Anchieta, em Vitória, com a presença do governador Renato Casagrande. Os recursos serão direcionados para projetos de pesquisa e extensão no âmbito do Programa de Incentivo à Pesquisa, à Extensão, ao Desenvolvimento e à Inovação Agropecuária (Inovagro), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

O governador Casagrande destacou a importância do investimento em pesquisa e inovação para garantir a produção de café com qualidade e sustentabilidade, ressaltando o compromisso do estado em fomentar programas que beneficiem os produtores e promovam o desenvolvimento econômico e social. O Inovagro tem como objetivo principal subsidiar o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas estratégicas que impulsionem a inovação e o desenvolvimento sustentável da cafeicultura capixaba.

Entre os projetos contemplados pelo investimento estão a implantação do currículo de sustentabilidade em mais de oito mil propriedades rurais, o protagonismo das mulheres na cafeicultura, a identificação do agente causador do cancro dos ramos do cafeeiro e tecnologias de enfrentamento a essa doença, além do monitoramento e avaliação de políticas públicas e resultados de projetos anteriores.

A cafeicultura capixaba, conhecida internacionalmente pela qualidade de seus cafés, tem ganhado destaque não apenas pela produção, mas também pelos avanços em práticas sustentáveis e inovadoras. O presidente do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Márcio Cândido Ferreira, ressaltou a importância dessas iniciativas que agregam valor ambiental, social e econômico, colocando o Espírito Santo em posição de destaque no cenário mundial.

Com o compromisso contínuo com a sustentabilidade e a inovação, a cafeicultura capixaba se fortalece como uma força econômica e um exemplo de desenvolvimento responsável, contribuindo para o crescimento e o progresso do estado e do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido