Operação da Polícia Federal desarticula organização criminosa que desviou dinheiro da prefeitura de Marilândia

Nesta quarta-feira (20), a Polícia Federal deflagrou a Operação Périplo com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa envolvida em transferências e saques fraudulentos de valores de contas bancárias da prefeitura de Marilândia. A ação resultou no cumprimento de dois mandados de busca e apreensão na capital federal, Brasília, expedidos pela Vara Federal da Subseção Judiciária de Colatina.

A investigação teve início após a prisão em flagrante de um indivíduo em Minas Gerais, portando diversos cartões de terceiros, com anotações de senhas e outros dispositivos utilizados para realizar as fraudes e saques dos valores desviados. Segundo a PF, o grupo criminoso operava através de uma rede de contas em nome de “laranjas”, facilitando as movimentações ilícitas dos valores desviados e a lavagem do dinheiro obtido de forma ilícita.

Os suspeitos estão sendo investigados pelos crimes de invasão de dispositivo eletrônico, furto mediante fraude, lavagem de dinheiro e organização criminosa. As penas previstas para esses crimes somam mais de 30 anos de reclusão.

A PF ressaltou a importância da operação no combate à criminalidade financeira e afirmou continuar trabalhando para desarticular outras organizações criminosas e garantir a segurança da população e dos recursos públicos.

O QUE DIZ A PREFEITURA DE MARILÂNDIA

“A fraude citada ocorreu no início de 2021 (mês de maio). Quando foram detectadas movimentações de cunho duvidosos na conta da Prefeitura de Marilândia, todas as medidas de seguranças foram tomadas, inclusive, um valor que havia sido transferido foi bloqueado, porém, outros valores menores que já haviam sido transferidos para algumas contas de pessoas física, não obtiveram êxito de bloqueio. Sendo assim, a prefeitura tomou todas as medidas judiciais cabíveis, ingressando com ação objetivando a indenização das supostas fraudes em suas contas bancárias, tendo em vista, serem verbas da Secretaria Municipal de Educação. A referida ação teve reflexos positivos para o Município, com decisão favorável para o Município, detectando a fraude bancaria e condenando a instituição financeira a ressarcir o Município dos valores desviados, porém, tal decisão segue em fase de recurso. Os desdobramentos do caso estão em avanço, e os mandados de prisão dos prováveis responsáveis pela fraude foram emitidos nesta semana”.

ES FALA: imagem ilustrativa/crédito redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido