Entrevista: vereador Olmir Castiglioni fala sobre condenação e planeja recorrer

O vereador Olmir Castiglioni (PRD) foi condenado à perda de seus direitos políticos por um período de nove anos. Essa condenação o afasta da possibilidade de reeleição para um terceiro mandato. A sentença foi proferida pelo juiz Bruno Silveira de Oliveira, que apontou Castiglioni como culpado pelos crimes de improbidade administrativa e enriquecimento ilícito por meio da prática conhecida como “rachadinha”.

Publicidade

A notícia, segundo o vereador, o pegou de surpresa, pois ele relata que havia sido absolvido. Na manhã deste sábado, o pré-candidato Olmir Castiglioni entrou em contato com a nossa redação solicitando a oportunidade de se expressar em relação à matéria publicada sobre a cassação dos direitos políticos. Ele informou aos leitores que ainda cabe recurso por parte do vereador.

Em conversa com a nossa reportagem, Olmir falou sobre o processo e sua intenção de recorrer da decisão judicial.

Publicidade

1 – Olmir, em que consiste esse processo que o condenou à perda dos direitos políticos?

Castiglioni: Quero primeiramente agradecer a Deus pela oportunidade de me dar o direito de resposta. Esse processo teve início em 2012, quando uma ex-funcionária da Câmara fez uma denúncia na delegacia, alegando “rachadinha”, fato que ocorreu no último dia do ano. Durante as investigações, consegui provar nossa inocência e, infelizmente, a outra pessoa envolvida foi condenada. O processo começou lá em 2012.

Publicidade

2 – O senhor revelou à nossa redação que já foi absolvido no processo na Vara Criminal, procede?

Castiglioni: Eu fui absolvido de todas as acusações. Me acusaram de “rachadinha” e eu fui absolvido, não participei. Me acusaram de ameaça e fui absolvido. Agora, fui acusado de improbidade na área criminal e também fui absolvido. Inclusive, tenho aqui o Ministério Público pedindo a minha absolvição. Entende-se que, na Vara Criminal, onde fui julgado e absolvido, provamos nossa inocência. Posso mandar uma cópia para o ES FALA do MP sugerindo a minha absolvição.

3 – Esse processo o impede de ser candidato?

Castiglioni: Não me impede, porque tenho recurso. Na verdade, a decisão do juiz, que eu respeito, só me impediria se eu não me defendesse. Então, agora, meus advogados já estão fazendo a defesa para mostrar ao juiz que somos inocentes e fomos absolvidos na Vara Criminal. Posso ser candidato e vou disputar as eleições porque o candidato só deixa de ser candidato se for julgado e condenado em segunda instância. Então, é uma fake news quando alguém diz que não serei candidato. Repetindo, só não seria candidato se eu não recorresse, e eu vou recorrer. Meus advogados já estão preparando a peça para apresentar ao excelentíssimo juiz.

4 – Em pré-candidatura, uma notícia como essa abala qualquer um. Você vai lutar para ser candidato?

Castiglioni: Em uma pré-candidatura, uma notícia como essa abala. Dizer que não abala é mentira, apesar de que, tendo a sua inocência em mente e trajetória, abala menos. Mas abala, porque essa notícia chegou para mim pela manhã, através do ES FALA. Meu filho estava ao meu lado, minha mulher estava ao meu lado, e eles me viram justificando algo do qual já fui inocentado. Algo que não fiz. Ainda mais algo que não fiz. Porque o adversário vai pegar isso como uma verdade, ele não vai dizer que tenho direito de me defender, vai dizer que estou sendo condenado, como está sendo feito. Da mesma forma, fizeram há 12 anos, quando saiu a matéria dizendo que fui afastado da Câmara e nunca mais voltaria, que havia sido afastado, que disseram que havia participado de “rachadinha”, mas depois que fui absolvido, nenhum jornal publicou minhas absolvições. No momento de acusar, a acusação é feita; no momento de defender, não é feita a defesa. Por isso, quero agradecer aqui a oportunidade de fazer minha defesa junto ao ES FALA. Eu sou candidato, porque tenho a minha consciência tranquila. Quero acreditar que ocorreu um equívoco na decisão e que será corrigido durante as provas processuais que serão apresentadas. Quero salientar à sociedade colatinense que o vereador Olmir Castiglioni não é culpado. E quero frisar que sou bolsonarista e continuo sendo, porque Bolsonaro sempre pregou a honestidade, e aqui eu prego a honestidade.

O vereador Olmir Castiglioni disse que buscará um espaço na Câmara de Vereadores de Colatina para falar sobre o assunto na próxima sessão, que ocorrerá na segunda-feira

Notou alguma informação incorreta nesta matéria? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão abaixo e envie sua mensagem.

Notificar informação incorreta

Notou alguma informação incorreta nesta matéria? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Envie sua mensagem usando o formulário abaixo.