Agora

Governo decide pela não implantação do horário de verão e muitos comemoram em Colatina

Nem o calorão, nem o aumento do custo de vida ou outros assuntos frequentes conseguiram superar a repercussão de uma decisão que mexeu com a rotina do colatinense. Nesta quarta-feira (16), a notícia de que o governo federal optou por não retomar o horário de verão neste ano foi um dos assuntos mais comentados na […]

Por ES Fala
· 1 min de leitura Atualizado · Sem comentários
Governo decide pela não implantação do horário de verão e muitos comemoram em Colatina

Nem o calorão, nem o aumento do custo de vida ou outros assuntos frequentes conseguiram superar a repercussão de uma decisão que mexeu com a rotina do colatinense. Nesta quarta-feira (16), a notícia de que o governo federal optou por não retomar o horário de verão neste ano foi um dos assuntos mais comentados na cidade, após o anúncio feito pelo Ministério de Minas e Energia.

Como esperado, a população se mostrou dividida, mas, desta vez, a maioria celebrou a decisão. Entre os argumentos mais comuns daqueles que apoiaram a medida, está a dificuldade de adaptação ao novo horário. “A mudança atrapalha muito o relógio biológico, principalmente para quem tem rotina fixa de trabalho ou estudo. Leva semanas para o corpo se ajustar”, afirmou Ana Paula, moradora de Colatina.

Outro ponto levantado por especialistas e pelo próprio governo é que a situação energética no país está sob controle, o que elimina a necessidade de mexer nos relógios. “Não temos risco de desabastecimento energético, então o horário de verão não traria benefícios concretos neste momento”, explicou o Ministério de Minas e Energia em nota oficial.

Além disso, segundo o governo, mesmo se o horário de verão fosse retomado, só poderia ser adotado a partir de novembro, inviabilizando o período de maior aproveitamento econômico da medida, que vai de outubro a dezembro.

Ainda assim, o debate não foi totalmente encerrado. O Ministério de Minas e Energia informou que a questão voltará a ser discutida no próximo ano, mantendo em aberto a possibilidade de que, em 2025, o horário de verão retorne à pauta, dependendo das circunstâncias energéticas e dos benefícios que ele poderia trazer.

Compartilhe esta notícia

Sem comentários

Deixe seu comentário

Os comentários passam por moderação antes de aparecer.

Mais em Cidades

As notícias da semana no seu e-mail

Todo fim de semana, o resumo do que mais importou em Colatina, no Noroeste e no Espírito Santo. Grátis, e dá para sair quando quiser.