Deputado capixaba Gilson Daniel é eleito, pelo segundo ano consecutivo, o mais municipalista do Brasil
Ranking da Confederação Nacional dos Municípios coloca parlamentar do Espírito Santo na primeira colocação entre deputados federais por atuação em defesa dos municípios

O deputado federal capixaba Gilson Daniel (Podemos-ES) foi reconhecido, pelo segundo ano consecutivo, como o deputado federal mais municipalista do Brasil, de acordo com o ranking do Observatório Político da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O parlamentar aparece na primeira colocação nacional, com 218 pontos acumulados desde o início do mandato.
O levantamento é realizado pela CNM por meio do Observatório Político, ferramenta que acompanha a atuação de deputados federais e senadores em pautas consideradas estratégicas para os municípios brasileiros. A classificação leva em conta votos, apresentação de propostas legislativas e outras ações que possam impactar, positiva ou negativamente, os interesses das administrações municipais.
Entre as iniciativas que contribuíram para a liderança de Gilson Daniel está a apresentação da Emenda nº 1 à Medida Provisória 1.229/2024, com o objetivo de ampliar o apoio financeiro da União para municípios que não haviam sido contemplados pelas medidas voltadas às cidades atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
O parlamentar também protocolou, a pedido da CNM, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 31/2024, que propõe a criação do Conselho Nacional de Mudança Climática, da Autoridade Climática Nacional e do Fundo Nacional de Mudança Climática.
Além disso, Gilson Daniel votou favoravelmente ao projeto que instituiu o Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia destinados à Educação Básica, Profissionalizante e à Saúde, considerado pela Confederação uma medida importante para os municípios.
Ao comentar o resultado, o deputado afirmou que o reconhecimento é fruto de uma trajetória voltada ao fortalecimento das administrações municipais.
“Estou muito feliz e honrado em ser reconhecido pelo segundo ano seguido como o deputado mais municipalista do Brasil. Isso tudo é reflexo do nosso trabalho, pois essa pauta está na minha veia por já ter sido prefeito e presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes)”, destacou.
Gilson Daniel também afirmou que sua atuação parlamentar segue os princípios defendidos pelo Podemos e reforçou a importância de fortalecer os municípios.
“Nossa atuação está dentro da filosofia do Podemos, de sermos sempre a favor do cidadão. Quero parabenizar a CNM e agradecer a realização deste trabalho tão sério e importante. A vida acontece nos municípios e é lá que devemos concentrar nossos esforços enquanto parlamentares, para que nossos mandatos possam, realmente, melhorar e mudar a vida das pessoas”, concluiu.




