A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) abriu, na última sexta-feira (3), as inscrições para o Programa Nossa Bolsa 2025, que oferece 1.000 bolsas integrais para cursos de graduação em 29 instituições de ensino localizadas em 14 municípios capixabas. As bolsas, que cobrem 100% das mensalidades, são custeadas pelo Governo do Estado, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 46 milhões.
Os interessados podem se inscrever até o dia 17 de janeiro, por meio do site www.fapes.es.gov.br/nossabolsa. Para participar, é necessário ter realizado o Enem entre 2020 e 2024, optar pela nota de uma das edições e atingir a média global mínima de 450 pontos nas provas objetivas e 400 pontos na redação.
O programa oferece bolsas para cursos em áreas como Medicina, Enfermagem, Direito, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia, Nutrição, Publicidade e Propaganda, Sistemas da Informação, entre outras opções.
Segundo Rodrigo Varejão, diretor-geral da Fapes, o foco do programa está nas áreas de alta empregabilidade, como Tecnologia, Engenharia e Saúde, destacando o compromisso com a formação profissional e a inclusão.
Além disso, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, reforçou o impacto social do Nossa Bolsa, que visa transformar vidas ao oferecer oportunidades de acesso ao Ensino Superior para quem não teria condições de custear os estudos.
O programa também garante cotas sociais, com 20% das bolsas destinadas a estudantes afrodescendentes, 20% para beneficiários do Programa Estado Presente e 3% para egressos do sistema prisional.
Exemplos de histórias de superação mostram o impacto do Nossa Bolsa. Mayara de Souza, formada em Ciências Biológicas pela UniSales, destacou como o programa foi crucial para realizar seu sonho de cursar o Ensino Superior, enquanto Estevão Garcia Leopoldino, formado em Publicidade e Propaganda pela Faesa, relatou como a iniciativa abriu portas para sua carreira.
As inscrições seguem até o dia 17 de janeiro, e os candidatos devem cumprir requisitos como ter cursado o Ensino Médio em escola pública ou como bolsista integral em instituições privadas no Espírito Santo. A seleção prioriza moradores de áreas de alta vulnerabilidade social e pessoas que se autodeclaram afrodescendentes.
Mais informações estão disponíveis no site oficial ou pelo WhatsApp: (27) 99824-6168. O Nossa Bolsa reafirma o compromisso do Espírito Santo com a educação e a inclusão social, promovendo um futuro com mais oportunidades para os capixabas.













