Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento sustentável das cidades afetadas pelo desastre ambiental de Mariana, o secretário estadual da Recuperação do Rio Doce, Guerino Balestrassi, se reuniu com a diretoria do Banco de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo (Bandes). O encontro teve como foco a busca por soluções de saneamento, infraestrutura e operações de crédito com impacto social, ambiental e climático.
Participaram da reunião o diretor de negócios do Bandes, Marcos Kneip, o gerente de Governança, Marcos Roberto Lima, e o assessor Paulo Brusqui. O encontro reforçou a importância de fortalecer parcerias institucionais para promover a reestruturação das regiões atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, ocorrido em 2015.
Outro destaque na agenda ambiental do Bandes é o Programa Reflorestar, iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), voltada à recuperação de áreas degradadas e ao fortalecimento da cobertura florestal. Em 2024, o Bandes destinou R$ 12,2 milhões em Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA), beneficiando 583 novos projetos e monitorando mais de 1.000 contratos. Os recursos foram distribuídos em diversos municípios capixabas, garantindo a preservação de 8,1 mil hectares de vegetação nativa.
Guerino Balestrassi, que presidiu o Bandes entre 2009 e 2010 e entre 2011 e 2013, destacou a importância da colaboração entre os órgãos estaduais para a recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio Doce. “É gratificante retornar ao Bandes e ver sua evolução como instituição essencial para o desenvolvimento do nosso Estado. Nosso objetivo agora é fortalecer as parcerias com foco na recuperação das áreas afetadas, seguindo a orientação do governador Renato Casagrande”, afirmou o secretário.















