O vice-prefeito de Itaguaçu, Mário João, assumiu um novo e estratégico papel na política capixaba: ele foi nomeado vice-presidente da Fundação Ulysses Guimarães (FUG) no Espírito Santo. A posse simbólica ocorreu durante o evento de comemoração dos 30 anos da FUG no Brasil, realizado em Brasília, com a presença de importantes nomes do MDB nacional.
A cerimônia foi conduzida pelo presidente da FUG Nacional, deputado federal Alceu Moreira (RS), e pelo presidente do MDB Nacional, deputado federal Baleia Rossi (SP). Durante o evento, Luciano Pingo foi oficializado como presidente da FUG-ES, e Mário João passou a compor a diretoria executiva estadual como seu vice.
A FUG é reconhecida como o braço formador de quadros políticos do MDB, com foco em lideranças alinhadas aos desafios contemporâneos e na formulação de políticas públicas inovadoras. No Espírito Santo, a fundação ganha novo fôlego com o projeto liderado pelo vice-governador Ricardo Ferraço, que é cotado como pré-candidato ao governo do Estado nas eleições de 2026.
“Vamos trabalhar para fortalecer a pré-candidatura do Ricardo Ferraço ao governo e também para eleger deputados estaduais e federais”, destacou Luciano Pingo, que retorna à legenda com a missão de reorganizar e ampliar a presença do MDB no Estado.
A escolha de Mário João para compor a direção estadual da FUG demonstra o papel político do interior na reestruturação partidária. Como vice-prefeito de Itaguaçu, ele representa o fortalecimento da base municipalista no projeto emedebista capixaba.
A Fundação Ulysses Guimarães atua por meio de programas como a Escola de Formação Política Movimento, que promove cursos, debates e capacitações em parceria com instituições acadêmicas, visando preparar filiados e simpatizantes para os desafios da vida pública.















