O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da 1ª Promotoria de Justiça Cível de Colatina, instaurou um Inquérito Civil para apurar sete denúncias contra a atual administração da Prefeitura Municipal de Colatina, sob o comando do prefeito Renzo Vasconcelos. A Câmara Municipal de Colatina também é citada no procedimento.
O caso é conduzido pelo promotor Sérgio Geraldo Dalla Bernardina Seidel, e o procedimento está classificado como extrajudicial, com foco em atos de improbidade administrativa, incluindo dano ao erário, enriquecimento ilícito, violação de princípios administrativos e até assédio moral no ambiente de trabalho.
As denúncias, apresentadas por meio de denúncia popular registrada sob o protocolo OUV2025144311, apontam uma série de possíveis irregularidades. O inquérito encontra-se atualmente em análise no setor da promotoria.
Confira as denúncias investigadas:
- Omissão e irregularidades em casos de assédio sexual no serviço público;
- Contratação da empresa Centroamérica Tecnologia, investigada por envolvimento com organização criminosa;
- Falta de transparência no portal público da Prefeitura de Colatina;
- Uso abusivo do regime de urgência em projetos de lei municipais;
- Contratação direta irregular pela prefeitura, sem realização de licitação;
- Contratação de empresa sem licitação, levantando suspeitas de favorecimento;
- Adesão a atas de registro de preços de outros estados e contratações de empresas envolvidas em escândalos de corrupção e operações da Polícia Federal.
Segundo a ementa do procedimento, documentos detalhando as denúncias foram anexados ao processo para apuração dos fatos.
Com o inquérito instaurado, o MPES poderá requisitar documentos, ouvir testemunhas e adotar outras medidas legais cabíveis. O objetivo é verificar se houve violação aos princípios da administração pública, má gestão de recursos ou favorecimentos indevidos.















