A aliança entre o Partido Liberal (PL) e o Republicanos para as eleições de outubro no Espírito Santo foi oficialmente confirmada na manhã deste sábado (18), durante um encontro político realizado em Vitória. O evento contou com a participação do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), apontado como pré-candidato à Presidência da República.
Durante o encontro, foi reafirmado que o ex-prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), será o pré-candidato ao Governo do Estado pela aliança, enquanto Maguinha Malta (PL) permanece como o principal nome do grupo para disputar uma vaga no Senado.
Em seu discurso, o senador Magno Malta destacou a importância da união entre as duas legendas para fortalecer o campo conservador no Espírito Santo. O parlamentar também comentou as especulações sobre uma possível candidatura própria do PL ao Governo do Estado, mas defendeu a manutenção da aliança com o Republicanos.
Lorenzo Pazolini concentrou sua fala em propostas voltadas ao combate à violência contra a mulher, destacando ações desenvolvidas durante sua gestão e defendendo a candidatura de Maguinha Malta ao Senado.
Já Maguinha Malta relembrou sua trajetória política e familiar, afirmando que pretende se tornar a primeira senadora conservadora eleita pelo Espírito Santo. Em seu pronunciamento, também fez críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Flávio Bolsonaro, por sua vez, reforçou o apoio às pré-candidaturas de Lorenzo Pazolini e Maguinha Malta e voltou a criticar decisões do ministro Alexandre de Moraes, em um discurso direcionado ao público presente.
Ausências chamam atenção
O evento reuniu diversas lideranças políticas ligadas ao campo da direita no Espírito Santo, entre elas os deputados estaduais Lucas Polese, Capitão Assumção e Danilo Bahiense, além do deputado federal Gilvan da Federal. Também participaram o presidente estadual do Republicanos, Erick Musso, representantes de outros partidos aliados e lideranças nacionais do PL.
Apesar da confirmação do apoio do PSD à pré-candidatura de Lorenzo Pazolini, representantes da legenda não participaram do encontro. A ausência chamou atenção, especialmente diante das recentes articulações políticas envolvendo o partido.
Outros nomes ligados ao campo conservador também não estiveram presentes, embora alguns tenham sido citados durante o evento. Entre eles estavam representantes do Novo e do Democracia Cristã (DC). O deputado estadual Callegari (DC), mencionado pelos organizadores, informou posteriormente nas redes sociais que não havia sido convidado para o encontro.
Já Carlos Manato e Soraya Manato, ambos do Republicanos, compareceram ao evento, mas permaneceram na plateia e não participaram do palco principal.
Clima de mobilização política
Realizado no Espaço Patrick Ribeiro, em Vitória, o encontro reuniu apoiadores vestidos predominantemente com as cores verde e amarela, muitos vindos de diferentes municípios capixabas. Embora o público tenha ocupado boa parte do espaço, ainda havia cadeiras disponíveis.
A programação foi marcada por músicas de temática cristã, momentos de oração e discursos políticos. A apresentação ficou a cargo de Carlos Rurdiney, conhecido por atuar como mestre de cerimônias em eventos do ex-presidente Jair Bolsonaro.















