Um homem de 26 anos, identificado como Rafael Teixeira Melo, foi detido pela Polícia Militar no município de Itamaraju, no Sul da Bahia. Contra ele havia um mandado de prisão em aberto expedido pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Linhares, no Espírito Santo, pelo crime de roubo.
A prisão aconteceu durante um patrulhamento ostensivo tático com o uso de motocicletas no centro da cidade. Segundo a Polícia Militar, os agentes desconfiaram da atitude do suspeito, que tentou esconder o rosto ao notar a aproximação da equipe. Diante da suspeita, ele foi abordado e teve sua identidade verificada no Sistema Integrado da corporação, onde foi confirmada a ordem judicial de prisão.
Rafael Teixeira Melo recebeu voz de prisão no local e foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Teixeira de Freitas. De acordo com a PM, ele será transferido ainda nesta quarta-feira (4) para o presídio da cidade, onde ficará à disposição da Justiça do Espírito Santo.
CRIMES OCORRIDOS EM LINHARES COM PRISÕES NA BAHIA
1. Foragido por homicídio na Bahia é detido em Linhares
Em 21 de junho de 2024, a Polícia Civil do Espírito Santo prendeu na zona rural de Linhares um homem de 50 anos que estava foragido da Bahia. Ele era acusado de homicídio qualificado em Itabuna (BA) e foi encaminhado ao presídio, permanecendo à disposição da Justiça baiana.
2. Participante da Operação “Primeiro de Maio” preso na Bahia
Durante a operação que cumpriu seis mandados de prisão no Norte capixaba (nos dias 29 e 30 de abril de 2025), um homem de 33 anos, com mandado por estupro de vulnerável em Santa Teresa (ES), foi detido em Camacã (BA). Ele passou a responder à Justiça capixaba, mas foi encaminhado para a cadeia baiana.
3. Homem com mandado por roubo detido pela GCM em Linhares
Em 26 de maio de 2025, um homem de 33 anos foi abordado no bairro Araçá e, ao ser consultado, estava com mandado de prisão emitido pela 9ª Vara Criminal de Vitória (ES) por roubo. Ele foi preso pela Guarda Municipal e conduzido à Delegacia de Linhares linhares.es.gov.br. Embora o crime fosse em Vitória, a prisão ocorreu em Linhares.
4. Procurado pela Justiça da BA preso em Linhares em outubro de 2023
Em 27 de outubro de 2023, a Guarda Civil Municipal de Linhares prendeu um homem de 34 anos durante abordagem em situação de rua no Centro. Ele estava com mandado em aberto da Vara de Itabela (BA) por furto e foi encaminhado à Delegacia Regional.
5. Mandado de homicídio cumprido em Linhares
Em 25 de novembro de 2024, policiais do 12º Batalhão de Linhares prenderam Montenes Carmo dos Santos (42 anos) no bairro Juparanã. Ele tinha mandado expedido em abril de 2023 pela Justiça da Bahia por homicídio.














